Cromossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
anomalias cromossomicas sao alteracoes no numero ou estrutura do cromossomo durante algum envento falho da divisao celular. No caso de células somáticas este defeito passa somente para as celulas descentes ou na maioria das vezes a célula é excluda por um processo de morte celular programada (apoptose). e se ocorrem em células gaméticas durante a mitose pode prejudicar o desnvolvimento doembriao e causar doencas como a sindrome de down e outras.




-Anomalias cromossómicas
O QUE É...
Uma das causas do aborto espontâneo  são as anomalias cromossómicas.
Anomalias cromossómicas?! Isso quer dizer que eu tinha alguma deficiência e não sabia?
Não! É muito mais complexo que isso e é uma das causas que apesar de estar  a ser investigada e revelar novas descobertas, ainda não sechegaram a conclusões reais e satisfatórias para prevenir ou tratar estas anomalias. Por isso, sejamos realistas: nestes casos não há tratamento possível, por enquanto.
Não há nenhum teste durante a gravidez, até às 12 semanas, que lhe diga que o embrião tem anomalias cromossómicas (exceptuando-se o rastreio pré-natal que detecta a probabilidade de trissomias).
Basicamente, verifica-se a não evoluçãodo embrião através da ecografia.Essa não evolução significa algo: que, se o embrião não se está a desenvolver é porque não terá futuro.
No meu caso, fiz três ecografias para me darem 100% de certeza que o embrião não se estava a desenvolver. Basicamente estava a morrer, devido a alguma anomalia cromossómica que não era compatível com a vida.
Geralmente, quando se detecta que o coração doembrião já bate é um bom sinal de vitalidade.Não foi o meu caso da primeira vez!
Mas da segunda vez tive a alegria de ser presenteada às 9 semanas com o bater de um coração forte.
 
 
 
 
 
QUAIS SÃO...
A maioria  das perdas de gravidez no primeiro trimestre (50-60%) devem-se a uma anormalidade cromossómica, o que leva ao crescimento e desenvolvimento anormais da gravidez.
A grande maioriadestas gestações anormais fracassa no primeiro trimestre. Muitas vezes, a avaliação ultrasonográfica confirma o diagnóstico de uma perda e tenta descrever as características anormais da gravidez. Ocasionalmente, uma gravidez geneticamente anormal sobreviverá no segundo ou terceiro trimestre (a trissomia 21 – síndrome de Down – é um exemplo), levando a outras questões para um casal considerar.
Então,que anomalias cromossómicas poderão ser responsáveis pelo não desenvolvimento do embrião?
1] Perda de material genético/Cromossoma anómalo
Tanto o homem como a mulher têm cromossomas no óvulo e no espermatezóide, respectivamente. Basta um cromossona ser anómalo (proveniente do óvulo e/ou do espermatezóide) para que o embrião não se desenvolva normalmente.
Na união do óvulo com o esperma algummaterial genético pode-se perder, devido à perda de de parte de  ou de um cromossoma inteiro, ou esse material pode ser transferido para outro cromossoma, tornando-se material excedente. Existe um aumento do risco que se encontra paralelo com as anormalidades cromossómicas em mulheres acima dos 35 anos.
Muitos destes abortos (particularmente os ligados à expulsão de óvulos com anomaliascromossómicas) aumentam com a idade da mulher. São muito mais numerosos após os 40 anos. A tal selecção natural...
 2] Óvulos
Estatiscamente, só metade dos óvulos de uma mulher são capazes de uma gravidez bem sucedida durante o seu período reprodutivo. Além disso, muitos dos óvulos não se dividem para produzir um embrião ou não se implantam no útero.
 
 
 
 
O QUE ACONTECE...
Quando se detecta que oembrião não se está a desenvolver, será necessário efectuar-se o aborto.Sempre que seja possível, em caso de aborto espontâneo, é preferível aguardar pela expulsão espontânea do óvulo em vez de praticar uma aspiração acompanhada por uma raspagem, cujo risco pode ser uma alteração do colo do útero.
No meu caso, o meu corpo não expulsou todos os tecidos da gravidez e tive que fazer uma...
tracking img