Cromatografia gasosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal do Paraná

Alunas: Camila Liro
Natalia Alvaro
Juliana Grillo

Umuarama- Paraná
Dezembro-2011

Cromatografia Gasosa

Trabalho apresentado referente à disciplina de Procedimentos analíticos e controle de qualidade, da Profª Stella, para obtenção de nota relativa ao 2° módulo/2011.

Por: Camila Liro
Natalia Alvaro
Juliana Grillo

Nota:______Umuarama-Paraná
Dezembro-2011
SUMÁRIO

1. Introdução
2. Cromatografia Gasosa- Principios básicos
3. Instrumentação
a. Mecanismo de separação
b. Fase móvel
c. Injeção da amostra
d. Fase estacionária
e. Detectores
4. Parâmetros Fundamentais
5. Aplicações Práticas
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos estudar sobre Cromatografia Gasosa que se trata de um métodofísico de separação, englobando também suas aplicações e instrumentação, tudo explicado de forma breve e de facil entendimento.

Cromatografia Gasosa
Principios Básicos

A cromatografia é um método físico de separação, no qual os componentes a serem separados são distribuídos entre duas fases: a fase estacionária e a fase móvel.
Devido a sua simplicidade, sensibilidade e efetividade para separar oscomponentes de misturas, a cromatografia de gás é uma das ferramentas mais importantes em química. É muito usada em análises quantitativas e qualitativas de espécies químicas e para determinar constantes termoquímicas, tais como calores de solução e vaporização, pressão de vapor e coeficientes de atividade. A cromatografia gasosa também é usada para monitorar os processos industriais de formaautomática: analisam-se as correntes de gás periodicamente e realizam-se reações de forma manual ou automática para compensar variações não desejadas. A cromatografia de gás é útil também na análise de contaminantes do ar, álcool no sangue, óleos essenciais e produtos alimentícios.
O método consiste primeiramente na introdução da mistura de prova ou amostra em uma corrente de gás inerte, normalmentehidrogênio, hélio, nitrogênio ou argônio, que atuarão como gás de arraste. As amostras líquidas vaporizam-se antes da injeção no gás de arraste. O fluxo de gás passa pela coluna empacotada através da qual os componentes da amostra se deslocam a velocidades influenciadas pelo grau de interação de cada componente com a fase estacionária não volátil. As substâncias que têm a maior interação com afase estacionária são retidas por mais tempo e, por tanto, separadas daquelas de menor interação.
Existem dois tipos de cromatografia gasosa: cromatografia Gasosa - Sólido (CGS) e cromatografia Gasosa - Líquida (CGL). A cromatografia Gasosa – Sólida: se baseia na base sólida estacionária, na qual a retenção das substâncias analisáveis é a consequência da absorção física. A cromatografia Gasosa–Líquida: é útil para separar íons ou moléculas dissolvidas em um solvente. Se a solução da amostra estiver em contato com um segundo sólido ou fase líquida, os diferentes solutos interagem com a outra fase em diferentes graus, devido a diferenças de adsorção, intercâmbio de íons, partição, ou tamanho. Estas diferenças permitem que os componentes da mistura se separem usando estas diferenças paradeterminar o tempo de retenção dos solutos através da coluna.

Instrumentação
Mecanismo de Separação

A amostra é injetada (injetor da amostra) e arrastada pela fase móvel (gás de arraste) atrvés da coluna que contém a fase estacionária (coluna CG aquecida), onde ocorre separação da mistura. As substâncias separadas saem das colunas dissolvidas na fase móvel e passam por um detector que gera um sinalelétrico proporcional à quantidade de material separado.

Fase Móvel
Caracteristicas da fase móvel, ou gás de arraste:
• Inerte: Não interagem nem com a amostra, nem com a fase estacionária, apenas transporta a amostra através da coluna.
• Puro: Isento de impurezas que possam contaminar a amostra, ou gerar ruído no sinal.

Injeção da Amostra

Caracteristicas da injeção da amostra:
• Injeção...
tracking img