Cromatografia em papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Sumário 3
1. Objetivo 4
2. Introdução Teórica 5
2.1 Definições de Aminoácido 5
2.2 Composição Química de um Aminoácido 5
2.3 Definição de Proteína 6
2.4 Composição das Proteínas 6
2.5 Estruturas Básicas das Proteínas 7
2.6 Classificação das Proteínas 8
2.7 Cromatografia 8
3. Procedimentos 10
3.1 Reagentes 10
3.2 Materiais 10
3.3 Descrição do Procedimento10
4. Resultados 11
5. Conclusão 12
6. Respostas do Questionário 13
7. Toxicidade 14
8. Bibliografia 15

1. Objetivo

Separar e identificar os componentes de uma mistura de dois aminoácidos utilizando uma técnica denominada cromatografia em papel.




2. Introdução Teórica

2.1 Definições de Aminoácido

Todas as proteínas existentes nos seres vivos, desde osvírus até os seres humanos, são constituídas por combinações de apenas vinte aminoácidos. Esses blocos constituintes da vida se unem entre si, como contas de um colar, para formar longas cadeias e moléculas complexas que configuram a estrutura de todos os organismos vivos.
2.2 Composição Química de um Aminoácido

O aminoácido é um composto orgânico que apresenta, em sua molécula, um grupo ácido(-COOH) e um grupo amino (-NH2), além de um radical -R, que vai ser responsável pela diferenciação entre os diversos tipos de aminoácidos existentes. Esse composto apresenta a seguinte fórmula geral:

COOH
RHC
NH2

Graças à presença em sua molécula de grupamentos derivados de ácidos carboxílicos e de aminas, os aminoácidos são dotados de propriedades de ácidos e de bases. Esse duplocaráter é de importância vital para a compreensão do comportamento e das funções das proteínas e, por conseguinte, da matéria viva.
De acordo com a natureza do radical -R, esses compostos podem ser classificados em neutros, ácidos e básicos. Os primeiros são aqueles nos quais esse radical não se encontra diretamente ligado aos grupos -NH2 ou -COOH. Entre os compostos desse tipo incluem-se a glicina, aserina, a alanina, a cisteína (que apresenta um átomo de enxofre em sua molécula), a treonina, a valina, a metionina (que também possui um átomo de enxofre), a leucina, a isoleucina, a fenilalanina, a tirosina (ambas com um anel benzênico em sua estrutura), a prolina e o triptofano.
Os aminoácidos de caráter ácido apresentam um ácido carboxílico no radical -R e liberam, quando em meio ácido, nãosomente o átomo de hidrogênio da carboxila principal, mas também aquele correspondente ao grupo -COOH ligado ao radical -R, deixando a molécula com dupla carga negativa. Pertencem a esse grupo os ácidos aspártico e glutâmico e seus respectivos derivados, a asparagina e a glutamina. Já os aminoácidos básicos, representados pela arginina, lisina e histidina, apresentam um grupo -NH2 ligado ao radical-R. O estudo do comportamento desses grupos distintos de aminoácidos na presença de um campo elétrico revelou aspectos importantes nos processos bioquímicos que regulam a estrutura das substâncias protéicas.
Experiências realizadas com ratos albinos, aos quais administrou-se uma dieta alimentar carente de diferentes aminoácidos para observar os efeitos de sua deficiência no organismo humano,demonstraram a existência de duas categorias desses compostos.
Especialmente importantes são os denominados aminoácidos essenciais, que para os seres humanos são a leucina, a isoleucina, a treonina, a valina, a lisina, a histidina, a arginina, a metionina, a fenilalanina e o triptofano. Esses compostos devem ser ingeridos diariamente, uma vez que o organismo humano não os sintetiza. Os restantes,conhecidos como aminoácidos não-essenciais, são produzidos pelo organismo.
Os compostos essenciais são especialmente abundantes na carne, mas é possível obtê-los também por meio de uma dieta vegetariana, pois algumas verduras e legumes, sobretudo a soja, contêm esses compostos em quantidades suficientes. A carência desses aminoácidos determina a curto prazo graves transtornos e alterações...
tracking img