Cromatografia em Papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS









KAUANE CRISTINA SOARES HOFIMAN DA SILVA











Cromatografia em papel







RELATÓRIO EXPERIMENTAL








APUCARANA
2013
KAUANE CRISTINA SOARES HOFIMAN DA SILVA














Cromatografia em papelRelatório do experimento de cromatografia em papel realizado para entendimento da técnica, sendo requisito parcial de avaliação da disciplina de Análise Instrumental II.
Orientador: ProfaGisely Luzia Ströher.






apucarana
2013

1
2 INTRODUÇÃO


Em alguns ramos da ciência, especialmente na química, há a necessidade de saber a composição das soluções com asquais se trabalha. Existem algumas técnicas para se suprir esta necessidade. Uma das mais utilizadas é a cromatografia.
Esta é uma técnica criada pelo botânico russo Mikhail Semyonovich Tswet no ano de 1900, durante pesquisas com clorofila, é uma técnica físico-química de separação de mistura e identificação dos componentes, a separação é baseada na diferença de afinidade entre o analito da fasemóvel e a fase estacionária e pela polaridade dos mesmos.
A definição da cromatografia pode ser descrita pela diferença nas fazes móvel e estacionária, que possibilitam que com que os componentes da amostra se desloquem através do material cromatográfico com velocidade diferente, gerando a separação dos componentes.
Na cromatografia existem alguns tipos de separação, tendo como principiofísico-químico, sendo eles: adsorção; partição; troca iônica; exclusão de moléculas; bioafinidade.
Há vários tipos de cromatografia, classificadas de acordo com o sistema cromatográfico, que pode ser em coluna ou na forma planar; fase móvel, pode se apresentar de várias maneiras as comuns são na forma de gás e líquido; fase estacionária, também mais comum na forma gasosa e líquida, uma das maneiras dese fazer uma cromatografia é em papel (CP), que é a mais conhecida e mais utilizada por ser simples e ter um custo pequeno.
A cromatografia de papel é um processo que é baseado na diferença de solubilidade da fase estacionária em relação à fase móvel, a fase estacionária é a parte onde o componente é arrastado e se fixa, no caso deste experimento será o papel filtro, já a fase móvel é um líquidoou gás que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária que neste experimento serão a álcool e água.A separação das cores é possível por que ocorre a retenção das moléculas devido a diferença de solubilidade e/ ou afinidade eletrostática que exista entre elas.
Este tipo de cromatografia, embora seja bem simples,é eficaz para este experimento, cujo o intuito é separar os componentesde tintas de canetas hidrográficas, e analisar as separações dos compostos da tinta, aplicando o calculo do fator de retenção para cada análise.

Este cálculo de retenção da amostra, que é definido como o tempo gasto desde o ato da adição da amostra, até a saída do ponto máximo do pico, o tempo de retenção se aplica a todo o tempo que o componente em questão fica no sistema cromatográfico sejana fase móvel ou na estacionária. O valor ideal do Rf seria entre 0,4 a 0,6.
A figura 1 mostra o esquema do calculo de retenção para uma amostra:



Figura Esquema Rf.











3 MATERIAIS E métodos

O experimento por ser simples foi realizado sem as exigências e os conceitos de um laboratório, os materiais utilizados foram materiais simples, do cotidiano sendo improvisadospara o procedimento, porém entendendo o conceito de cromatografia em papel os materiais e os procedimentos utilizados tendem a satisfazer o objetivo.
Os materiais utilizados foram:
Copo de remédio 15,0mL;
Álcool comercial (92,8% etanol);
Água;
Copos plásticos pequenos;
Papel filtro;
Caneta azul stabilo point 8801117;
Caneta verdel stabilo point 884497;
Lápis;
Régua;
Tesoura;...
tracking img