Cromatografia em papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO

A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação.(DEGANI, 1998)
Essa é uma técnica de partição que utiliza dois líquidos (líquido-líquido) sendo um fixado em um suporte sólido (papel de filtro). Útil em separação de compostos polares. Encontra-se bastante difundida devido à sua facilidade experimental e ao seu baixo custo.
O experimento que envolve análises de cromatografia em folhas provém à extração das clorofilas e carotenos presentes na mesmacom o auxílio de solventes e posteriores empregos de técnicas cromatográficas para a visualização e separação desses componentes. (DEGANI, 1998)
A clorofila é facilmente identificada nas plantas, pois é a responsável pela coloração verde das mesmas. A clorofila a é a mais abundante no reino vegetal, sendo encontrada, juntamente com a clorofila b, numa proporção de 3:1, respectivamente. O maisconhecido dos carotenos é o β-caroteno, com ampla ocorrência no reino animal e vegetal, sendo normalmente encontrado nas plantas, junto com a clorofila. É o mais importante dos precursores da vitamina A e utilizado como corante na indústria alimentícia. (MARQUES, 1998)
O experimento permite a abordagem em sala de aula de vários tópicos e conceitos correlacionados: estrutura dos compostos, reaçõesquímicas, polaridade, interações moleculares e solubilidade. Este artigo apresenta a separação por cromatografia em coluna dos pigmentos da páprica utilizando-se diferentes fases estacionárias. O desenvolvimento deste experimento no laboratório de Química é simples e envolve técnicas básicas e importantes conceitos de Química Orgânica: estrutura química dos compostos orgânicos, princípios desolubilidade, polaridade, extração e reações orgânicas. Cromatografia, pigmentos naturais, experimentação no ensino de Química. O desenvolvimento da técnica em laboratório é simples e envolve também conceitos de extração, separação e purificação de misturas. (SILVA, 2006)

II – OBJETIVOS

Separar e identificar os componentes do espinafre por cromatografia em papel. Interpretar experimentalmenteanálises de cromatogramas em papel. Estimar, a partir de critérios e dados fornecidos, a razão constante a relação à frente do solvente (movimento), ou seja, o fator relativo Rf, e assim identificar os compostos presentes numa cromatografia em papel.

III – MATERIAIS

*
* Éter
* Espinafre
* Etanol
* Béqueres
* Funil de haste longa
* Papel Filtro
* Almofariz com Pistilo* Proveta
* Argola
* Suporte Universal

IV– METODOLOGIA
1ª Parte
Trituraram-se as folhas de espinafre no almofariz com pistilo e adicionou-se álcool às folhas trituradas. Em uma proveta, mediu-se 10 mL da mistura de éter e transferiu a mistura para um béquer. Com um pedaço de papel filtro cortado em tira, mediu-se a altura do volume de solução éter mais álcool e com o capilar,colheu-se o líquido retirado das folhas. Fizeram-se três pontos, com gotas, acima do nível marcado no papel filtro e mergulhou-se o papel filtro com os pontos no béquer que continha a solução de éter.
2ª Parte
Nas folhas trituradas contidas no almofariz, separou-se a parte sólida da parte líquida e transferiu-se a parte líquida para um béquer. Mediu-se 10 mL da solução de éter e transferiu-se asolução para o béquer que continha o líquido do espinafre. Após misturar os líquidos, adicionou-se um papel filtro cortado em tira.

V - RESULTADOS E DISCUSSÃO

Baseando-se na cromatografia em papel, onde o solvente era apolar, foi observado que as clorofilas “a” e “b” apresentam menor fator de retenção, pois foram mais difíceis de serem arrastadas já que apresentaram uma maior interação com...
tracking img