Cromatografia de papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

De acordo com o objetivo inicial – observar qualitativamente a composição das tintas das canetas hidrográficas e estereográficas a partir do uso da cromatografia- conseguimos fazer aanalise a partir de alguns experimentos. Além de realizarmos tais observações, chegamos também a conclusões bastante interessantes quanto ao fato da afinidade das canetas pela fase estacionaria oupela móvel de acordo com que mudamos o solvente.

Metodologia

Componentes: béquer, vidro de relógio, tira de papel (fase estacionária), canetas estereográficas e hidrográficas, solvente (fasemóvel), suporte.
Preparação: Coloque o solvente no béquer; faça o spot na tira de papel, verificando se este não vai ficar com abaixo do nível do solvente; depois prenda a tira no suporte; coloque a tirapresa no suporte; feche com o vidro de relógio e por fim é só esperar a corrida cromatográfica começar.
Experimentos:
1)Componentes: Solvente: Água
Spot: Preto,marrom, Rosa
Caneta: Hidrográfica
Relatório do que ocorreu: Na corrida cromatográfica podemos perceber maior afinidade das canetas marrom e preta pela fasemóvel. Entretanto a caneta rosa apresentou maior afinidade pela fase estacionaria. Podemos perceber também as cores que compuseram a caneta preta e marrom. Faremos a leitura das cores de baixo para cimade acordo com a corrida cromatográfica.
Preto: Rosado, roxo, avermelhado, azul.
Marrom: Azul/roxo, vermelho, amarelo.
Rosa: rosa
2)Componentes: Solvente: AguaSpot: Roxo, Amarelo, Azul.
Caneta: Hidrográfica.
Relatório do que o ocorreu: Com poucas variações do primeiro experimento, neste podemos observar somente umpouco mais de afinidade com a fase estacionária. Observando novamente a coluna cromatográfica de baixo para cima.
Roxo: Lilás, Amarelo.
Amarelo: Amarelo
Azul: Azul
3)Componentes: Solvente: Agua...
tracking img