Criticas e desafios do programa bolsa familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACED – FACULDADE DIVINÓPOLIS
Curso de Graduação em Serviço Social






















CRÍTICAS E DESAFIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA









Chirley Xavier do Amaral Simões
Lourdes Conceição Monteiro











Divinópolis
2010
Chirley Xavier do Amaral Simões

Lourdes Conceição Monteiro























CRÍTICAS EDESAFIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA









Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Divinópolis, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel.


Orientadora: Professora Adriana Furtado








Divinópolis
2010
Chirley Xavier do Amaral SimõesLourdes Conceição Monteiro

Críticas e desafios do Programa Bolsa Família




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Divinópolis, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel.




____________________________________________________________
Professora Especialista Adriana Furtado (Orientadora) -FACED




____________________________________________________________
Professor Laércio de Oliveira Silva - FACED




____________________________________________________________
Assistente Social Michelle Geralda Maia Avelar - CRAS





Divinópolis, 11 de novembro de 2010.
AGRADECIMENTO




Agradecemos a Deus pela força que nos destes, permitindo colocar em Suas mãosnossas angústias e anseios.
Agradecemos também à orientadora deste Trabalho de Conclusão de Curso, Professora e Mestre Adriana Furtado, que com dedicação, paciência e discernimento tão bem nos conduziu.
Às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Divinópolis, que nos acolheram com atenção e carinho para responder o questionário da pesquisa de campo, e aos operadores deste Programa,lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Divinópolis, o nosso muito obrigado.
Enfim, à nossa parceria que, apesar das dificuldades e divergências próprias da caminhada, teve sabedoria e força suficientes para atingir a meta proposta.



































“Minha esperança é imortal.
Sei que não da para mudar o começo.
Mas, se agente quiser
vai dar para mudar o final”
Elisa Lucinda

RESUMO


O estudo em foco teve como objetivo averiguar o grau de apreciação do Programa Bolsa Família no município de Divinópolis. Mediante trabalho de pesquisa buscou-se levantar a opinião dos principais envolvidos: as famílias beneficiárias, os operadores e o gestor municipal, para se obter uma avaliação crítica do Programa Bolsa Famíliae suas possibilidades e perspectivas de futuro. Partindo da conceituação de família e pobreza, a fundamentação teórica discorreu sobre a o impacto desta no grupo familiar e a evolução das políticas públicas de combate à pobreza e a desigualdade social até a criação dos programas de transferência de renda mínima; terminando por abordar o histórico e a estrutura normativa do Programa Bolsa Família.O presente estudo tinha como hipóteses comprovar a amplitude do programa, a ocorrência de resultados consistentes na melhoria nutricional das famílias beneficiadas e na redução da desigualdade social, e que suas deficiências não comprometeram os resultados esperados pelo governo federal. Os dados obtidos através da pesquisa de campo revelaram o impacto na melhoria da qualidade de vida dosbeneficiários do Bolsa Família e que, embora boa parte dos entrevistados tenham feito críticas negativas em relação ao programa, também reconhecem a relevância do mesmo e apresentam propostas para o seu aperfeiçoamento. Concluiu-se que os índices de melhoria na qualidade de vida das famílias têm sido satisfatórios, porém constatou-se a existência de dificuldades operacionais do município para conseguir...
tracking img