Critica pink floyd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia

Resenha das músicas “Another Brick In The Wall” e “Comfortably Numb” junto ao pensamento de Freud

The Wall é o décimo primeiro álbum da banda inglesa de rock  Pink Floyd.Lançado como álbum duplo em 30 de Novembro de 1979, ele foi posteriormente, tocado ao vivo com efeitos teatrais, além de ter sido adaptado para o cinema. The Wall é um álbum conceitual, tratando detemas como abandono e isolamento pessoal, fazendo com que suas canções fossem um sucesso.
A clássica canção “Another Brick In The Wall” da banda Pink Floyd, põe em discussão um dos alicerces da nossasociedade: a educação. Ela pode ser comparada com o pensamento de Freud, pois coloca em discussão o processo de castração sofrido pelas pessoas nas escolas. Esse processo de castração é a formação dapersonalidade de uma pessoa, é a proibição do prazer em função da necessidade e da vida social. Castrar o outro é impor sua autoridade sobre ele e o clipe pode mostrar como isso acontece. Ele define aeducação como uma alienação, representada nele pelas máscaras com botões nos rostos das crianças, fazendo com que as pessoas, ainda crianças, percam sua identidade própria e pensem como a sociedade(representada pelo professor) quer que elas pensem.
O sarcasmo e a violência que o professor trata os alunos em sala de aula são atribuídos  aos problemas que os professores enfrentam em casa. No clipeo menino sonha em ver todos os  alunos destruindo a sala, queimando a escola. Destruir a escola é uma atitude própria de quem não foi alienado pela educação e por isso é contrário a ela.
A cançãoacabou se tornando um símbolo para as pessoas que não se acomodam  com que veem de errado e precisam se manifestar. Enquanto isso, somos nada mais que outro tijolo do muro, no muro das vendas dos olhos,da falta de coragem, da ausência de liberdade. Na falta de amor. No muro da inexistência de sinceridade com nós mesmos e da falta de querer.
Outro tema que podemos discutir é o Inconsciente. O...
tracking img