Resenha de tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar o que se trata no filme “Tempos modernos”. É um clássico do filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin que tem como objetivo, mostrar a questão dotrabalho que é percebida de maneiras diferentes em cada contexto histórico e que, na sociedade capitalista, o trabalhador possui apenas sua força de trabalho que pode ser comprada por um capitalista. Como avanço do processo de industrialização surgem algumas correntes que pensam a organização da produção capitalista, como o fordismo e o taylorismo. Fica evidente no filme a exploração exagerada naslinhas de montagem.

ANÁLISE CRÍTICA
Pode se dizer que o filme tempos modernos critica a industrialização, usando cenas fortes de sofrimento humano e mostra a sociedade americana, num constantemovimento de máquinas, homens e estado buscando a adequação social, isso os coloca em grande conflito.
O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, o símbolo maior dos Tempos Modernos. Tempo édinheiro e reside aí o espírito do capitalismo. Um pouco a frente, têm um rebanho de gado-gente, correndo desesperado para o abatedouro-fábrica. Chaplin não esconde sua visão da bestialidade humana.Gente que se submete a viver amontoada, sem propósito, como gado domesticado. Mais do que o Capitalismo critica profundamente a Sociedade Industrial, seu ritmo alucinante, a falta de qualidade de vida.Evidencia que a velocidade da máquina não pode ser a velocidade do ser humano.

Como conseqüência direta da implantação da Linha de Montagem e a busca do seu aperfeiçoamento, visando unicamente aprodução, tem uma lógica produtiva que desqualifica, em pouco tempo, muitos trabalhadores como mão-de-obra apta para o sistema.
Nenhuma outra obra de arte conseguiu expressar melhor este sentimento deimpotência que a maioria oprimida sente diante dos mecanismos impessoais do sistema capitalista-industrial, como no quadro em que Carlitos é literalmente tragado pela grande máquina. Cena repleta de...
tracking img