Cristolog

7470 palavras 30 páginas
ia A ENCARNAÇÃO DE CRISTO

Para falarmos sobre a encarnação de Cristo queremos primeiro falar um pouco sobre a sua preexistência.
A essência de Cristo é que lhe dar a total condição de se encarnar para trazer a justiça de Deus Pai aqui na terra.
Quando falamos da eternidade do Deus Filho logo lembramos de Jo1:1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Ele é ante de todas as coisas como declara o texto de Cl 1:17.
A Eternidade mostra que Ele não teve início, nem terá fim, por ser eterno no sentido pleno da palavra. Como esses textos e os demais descrito na palavra vemos claramente o poder milagroso de Cristo na sua concepção humana, fazendo assim, cumprir o início do plano de Deus descrito desde Gn 3:15.
A Bíblia ensina que Cristo nasceu em Belém da Judéia a quase dois mil anos. Ensina também que Cristo já existia eternamente antes do seu nascimento físico. O ensino bíblico da preexistência de Cristo antes de Belém é um dos mais claros e reiterados na Bíblia. Podemos perceber que já existia:

* Antes da criação do mundo – Jo. 17:5, 24
Jesus na sua oração sacerdotal, mencionou Sua preexistência declarando: “e agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.”(v.5) Também na mesma oração Jesus disse em: “...porque me amaste antes da fundação do mundo.”(v.24)

* Antes de Abraão – Jo 8:58, 59
O mais claro ensino bíblico a este respeito encontra-se nas palavras do próprio
Jesus Cristo (Jo 8:58), ao dirigir-se aos fariseus. Note bem que Jesus não disse: “antes que Abraão existisse eu era”, mas, “...Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, EU SOU.” Igualou-se ao Deus que falou com Moisés em Êxodo 3:14 e se revelou como “Eu sou o que sou”. O judeus entenderam perfeitamente esta alusão à preexistência de Jesus Cristo e quiseram apedrejá-lO por haver feito tal declaração da Sua igualdade com o Pai.

* O Alfa e Ômega – Ap 1:8

Relacionados