Crisma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do 1º Semestre

Ser imagem e semelhança de Deus!

Deus é Amor!(1João 4,8). Há aqui, nesse versículo bíblico, bem delineado um resumo do que consiste a nossa imagem e semelhança com Deus; o domínio sobre a nossa natureza; o que Deus espera de nós: celebrar a santidade de Seu nome, amando. Deus espera que sejamos “Javezinhos”, sejamos de Sua natureza, da natureza do Amor, com Sua força,à Sua imagem, para dominarmos a terra e os seres vivos como verdadeiros filhos do Rei, para o Amor!
O ser humano é a imagem de Deus. Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gênesis 1,26). pluralidade.
Ser imagem de Deus é ser esse “Eu Sou”; é ser eu mesma, ser verdadeira, ser autentica! É ser coerente consigo mesma nas palavras e nas atitudes, no consciente e no inconsciente.Ser a mesma por dentro e por fora, íntegra! É respeitar e amar a si mesma. É assumir o que sou com amor.
Um dos problemas mais comuns nos dias de hoje é a dificuldade dos seres humanos em “ser pessoa” e sair de si para o Amor. A dificuldade em ser pessoa, em deixar-se existir impossibilita a experiência do amor, da conversão e o desenvolvimento de uma vida de oração, no sentido de verdadeiracomunicação com Deus que habita dentro da Pessoa, como um Tu. Na agitação do mundo moderno, não nos educamos mais para ser ontologicamente. Não há silêncio e tempo para o espiritual neste mundo materialista.

Campanha da Fraternidade

Neste ano de 2011, a Campanha da Fraternidade nos propõe o tema “Fraternidade de Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto” retirado da carta de SãoPaulo aos romanos no capítulo 8, versículo 22. Com este tema, bastante sugestivo e que se encaixa no nosso cotidiano, a CF 2011 vem nos trazer o seu objetivo em que “reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em queDeus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, conforme destacou o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa em uma entrevista coletiva concedida justamente para a apresentação dos materiais que serão utilizados neste ano para a ampla difusão do conteúdo ao Brasil.
Pecado
Segundo Santo Agostinho, o pecado é "«umapalavra, um acto ou um desejo contrários à Lei eterna»", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor.[1] Logo, este acto do mal é um "abuso da liberdade" e fere a natureza humana. "Cristo, na sua morte na cruz, revela plenamente a gravidade do pecado e vence-o com a sua misericórdia".[1] Há uma grande variedade de pecados, distinguindo-lhes "segundo o seu objecto, ou segundo as virtudes ou osmandamentos a que se opõem. Podem ser directamente contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos. Podemos ainda distinguir entre pecados por pensamentos, por palavras, por acções e por omissões".[2]
A repetição de pecados gera vícios, que "são hábitos perversos que obscurecem a consciência e inclinam ao mal. Os vícios podem estar ligados aos chamados sete pecados capitais: soberba, avareza,inveja, ira, luxúria, gula e preguiça".[3] A Igreja ensina também que temos responsabilidade "nos pecados cometidos por outros, quando culpavelmente neles cooperamos".[4] A doutrina católica distingue o pecado em 3 categorias:
• o pecado original, que é transmitido a todos os homens, sem culpa própria, devido à sua unidade de origem, que é Adão e Eva. Eles desobedeceram à Palavra de Deus no início domundo, originando este pecado, que, felizmente, pode ser actualmente perdoado pelo sacramento do Baptismo. Este pecado faz com que "a natureza humana [...] fica [...] submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte, e inclinada ao pecado" [5].
• o pecado mortal, que é cometido "quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói...
tracking img