Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo
Diferenças entre o empreendedor e o administrador

Empreendedor: O empreendedor é aquele que busca em uma oportunidade conseguir sucesso e obter lucro através da sua idéia, ou seja, quebram a ordem corrente e inova, criando mercado com oportunidade identificada; cria um equilíbrio encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja,identifica oportunidades na ordem presente; usa a oportunidade para “jogar” sua idéia, colocá-la em prática; inovar diante do mercado, busca um diferencial que fará a sua empresa ser lucrativa. O empreendedor tem uma visão abrangente e sabe identificar em qual segmento do mercado deve trabalhar. Por menor que seja o seu negócio. O empreendedor, no geral, é uma pessoa criativa que tem por objetivo buscar ainovação e a praticidade, apoiando-se em pequenas empresas, ampliando sua base tecnológica, criando empregos e movimentando o mercado.
O empreendedor deixa sua marca na sociedade sendo importante para o crescimento econômico e a geração de renda. O termo empreendedorismo tem se tornado um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois tem dado suporte à maioria das inovações que tem promovidoesse desenvolvimento.
Os empreendedores têm características marcantes. Ficar rico não é o principal objetivo. Eles acreditam que o dinheiro é conseqüência do sucesso dos negócios, querem estar à frente das mudanças e ser donos do próprio destino, ser independentes ao invés de empregados. Criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerarempregos. Eles têm a visão de como será o futuro para o seu negócio e sua vida e o mais importante: eles tem habilidade de implementar seus sonhos.
Administrador: costuma ter um teor mais técnico procurando desenvolver seu trabalho, com alto grau de eficiência na organização que está atuando. Destacamos alguns pré-requisitos básicos para um bom administrador:
1. Gerir com eficiência,responsabilidade e profissionalismo.
2. Saber lidar com as pessoas: comunicação eficiente, conduzir negociações e mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.
3. Ter espírito de liderança.
O administrador é aquele que tem a capacidade de equilibrar as finanças dentro de uma organização e com espírito de liderança, motivar os colaboradores para que haja um bom ambiente de trabalho. Como exemplo,citamos um barco afundando. Quando acontece uma situação dessa, logo o administrador se destaca, indicando “quem faz o quê”, demonstrando a sua eficiência em delegar tarefas, afim de resolver todos os problemas.
É o PODe Deixar Comigo! Exerce as capacidades de PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR.
Assume pra si as responsabilidades de não deixar que a empresa se desestruture, formandoequipes sólidas, fidelizando clientes e promovendo o crescimento da empresa no mercado de trabalho.
Enfim, um empreendedor, não é necessariamente, um bom administrador, mas de certa forma o administrador tem que ter idéias inovadoras para que a estrutura organizacional continue sólida e cada dia mais abrangente.

Empreendedorismo

Para avaliarmos as perspectivas de sucesso de um novo negócio,devemos entender primeiro como devemos agir ao surgir a idéia e não concluirmos que “a idéia é boa, vou fazer que eu vou ganhar muito dinheiro...” É necessário ter a oportunidade de colocar a idéia em prática.
Dornelas, em um artigo no seu site, explica: “Obviamente que antes de criar um negócio você deve fazer um estudo mais criterioso de investimento e retorno, de análise da concorrência e,principalmente, do mercado potencial. Mas o início de tudo se dá pela oportunidade identificada e, a partir daí, para uma análise mais detalhada”. Em um outro artigo, Dornelas comenta sobre idéia e oportunidade e diz: “A idéia é algo livre, espontâneo, que não tem comprometimento com nada e em dar certo. É fruto da criatividade e de descobertas. Já a oportunidade é uma idéia trabalhada, analisada,...
tracking img