Crise na europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entenda a crise na Europa
Lançamento da moeda única, em janeiro de 2000
Houve ao menos três carências institucionais importantes na constituição da união monetária. A primeira e mais importante foi o fato de a união monetária ter sido lançada antes de uma união bancária.
Bancos dos países cujo custo de capital é menor emprestarão aos bancos dos países cujo custo de capital é maior.
Énecessário haver um fundo garantidor de créditos (FGC) europeu e uma lei unificada de resolução de episódios de falência bancárias.
Além de ser responsável pelo FGC, a perna fiscal que falta na construção institucional da união monetária teria que ser responsável pela gestão do seguro-desemprego.
Os gastos com seguro-desemprego são muito correlacionados ao ciclo econômico. Uma economia em dificuldades emgeral apresenta dificuldades fiscais e, portanto, não consegue receita para custear o seu seguro-desemprego.
Faltaram uma união bancária, uma união fiscal mínima para financiar o fundo garantidor de créditos e o seguro-desemprego.
a Europa está pagando um alto preço por introduzir uma moeda única antes de ter um governo central forte, união bancária (regulador único) e mecanismos para lidar comas crises dos bancos (capacidade de agir rapidamente).
A crise na Europa foi causada pela dificuldade de alguns países europeus em pagar as suas dívidas. Cinco dos países da região – Grécia, Portugal, Irlanda, Itália e Espanha – não vêm conseguindo gerar crescimento econômico suficiente para honrar os compromissos firmados junto aos seus credores ao longo das últimas décadas.
Como começou acrise na Europa?
A economia mundial tem experimentado um crescimento lento desde a crise financeira dos Estados Unidos entre 2008 e 2009. A crise americana expôs as políticas fiscais insustentáveis dos países na Europa e no mundo.
A Grécia, um dos países que não conseguiu realizar reformas fiscais, foi um dos primeiros a sentir o aperto de um crescimento mais fraco. Quando o crescimento diminui,assim como as receitas fiscais, torna os elevados déficits orçamentários insustentáveis. Na verdade, as dívidas da Grécia eram tão grandes que ultrapassaram o tamanho de toda a economia do país. No final de 2009, a única solução que restou para o então recém-empossado primeiro-ministro George Papandreou foi assumir que a Grécia não tinha mais condições de pagar as suas contas.
Os investidoresreagiram de imediato, exigindo maiores rentabilidades sobre os títulos da Grécia, o que elevou o custo dos encargos da dívida do país e exigiu uma série de salvamentos pela União Europeia (UE) e Banco Central Europeu (BCE). A partir do episódio grego, o mercado passou a exigir maiores rentabilidades sobre os títulos dos outros países endividados da região, tentando antecipar problemas semelhantes aoque ocorreu na Grécia.
Porque a rentabilidade dos títulos sobe em resposta a este tipo de crise, e quais são as suas implicações?
A razão para o aumento da rentabilidade dos títulos é simples: uma vez que os investidores passam a considerar o investimento em títulos de um país arriscado, começarão a exigir um retorno maior para compensar esse risco. Isso gera um ciclo vicioso: a demanda pormaiores rendimentos equivale a custos mais elevados de financiamento para o país em crise, o que leva a uma tensão fiscal ainda maior, levando os investidores a exigir um maior rendimento, e assim por diante. A perda geral de confiança dos investidores geralmente contagia o mercado, fazendo com que os investidores passem também a exigir rentabilidades maiores para a aquisição de títulos de outrospaíses com finanças igualmente abaladas.
O que os governos europeus têm feito em relação à crise?
A União Europeia (UE) vem adotando algumas medidas para tentar controlar a crise, porém, move-se muito lentamente, já que necessita do consentimento de todos os dezessete países que compõem a UE para agir.
As principais medidas adotadas até o momento tem sido a liberação de uma série de pacotes de...
tracking img