Slide menbrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte de soluto através da membrana
1) Qual a importância 

A passagem de substancias orgânicas e inorgânicas (conteúdo já estudado no bimestre passado) e de extrema importância para a sobrevivência celular porque esta depende de matéria prima para a realização da biossintese celular que nada mais e do que a produção de compostos químicos complexos dentro de seres vivos por issodenominado de BIO. Alem da biossintese estes compostos sao importantes para a produção energética celular.
A membrana celular contem diversas proteínas que especificamente reconhecem e transportam substancias  como :
* carboidratos
* aminoácidos
* ions inorgânicos
* nucleotideos
* e outros
Em muitos casos
 estes composto
s sao captados e transportados contra o gradientede concentração. 
Gradiente de concentração
É a indicação da alteração do valor da concentração de determinada substancia por unidade de espaço, ou seja, a quantidade de determinada substancia em uma determinada região.

2) Difusão simples

Difusão simples e um processo de transporte de substancias denominado de passivo, pois nao há gasto de energia para transportar o soluto,  e se caracteriza pelamovimentação de soluto, electricamente neutros, de uma região de menor concentração para uma de maior concentração ate que o equilíbrio seja alcançado. Para exemplificar observe a gravura onde a movimentação de solutos é para o lado de menor concentração até que o equilibrio seja alcançado a concentração do soluto  dos lados  esquerdo e direito da membrana são designados C1 e C2 a velocidade damovimentação transmembrana é  proporcional  a concentração do gradiente C1/C2 como indica as setas. 

3) Difusão facilitada

Também e um processo passivo de transporte porém  as moléculas atravessam  a membrana celular com o auxilio de proteínas transportadoras especificas. A figura mostra duas situações onde (a) uma substancia qualquer tem dificuldades de atravessar a membrana celular e em  (b) amesma substancia tem sua passagem facilitada por uma proteína transmembranica especifica, sem gasto de energia.

4) Osmose

Diferente da difusão a osmose nao e a passagem de soluto mas sim de solvente através da membrana semipermeável, o solvente difunde-se da região de menor concentração para a de maior concentração.
Para entender melhor este processo e importante falar sobre o ambiente onde seencontra a célula que pode ser hipotônico ou hipertônico e ate mesmo isotônico.
Meio hipertonico
e quando  comparando dos meios distintos a concentração de soluto de um e maior do que a concentração do outro, sendo o meio com maior concentração o meio hipertônico em relação ao de menor concentração, como por exemplo o meio intra-celular e extra-celular, suponhamos que o meio extra-celularesteja com uma maior concentração de um soluto qualquero o meio extra-celular vai ser denominado hipertônico.
Meio hipotonico
Tomando o mesmo exemplo anterior, se o meio extra-celular detêm uma maior concentração de soluto ele e denominado hipertônico, logo o meio intra-celular por estar com uma concentração menor será denominado de hipotônico.
Meio isotônico 
e quando os dois meios se encontramcom uma quantidade igualada de soluto.
Sendo assim, agora fica mais fácil entender  o que é OSMOSE, e o fenomeno que tende igualar a quantidade de solvente baseado na quantidade de soluto entre dois meios. O que vai provocar mudanças morfológicas no estado da célula.
Se tratando de uma célula animal, que possui uma membrana mais fina, permeável ,  se a célula for colocada no meio hipertônicoem relação ao seu ambiente intra-celular, o solvente interno tende a sair para o meio extra-celular, este processo e denominado de osmose, tornando assim a célula murcha. Caso a célula esteja em um meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular o liquido do meio extra-celular tende a entrar na célula, podendo provocar uma lise celular.  Se o meio for isotônico nada acontece.  Já a celula...
tracking img