Crise educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE EDUCACIONAL

Nas 6 páginas que compõem o artigo científico, a escritora Cristiane Kuhn de oliveira levanta alguns questionamentos importantes para facilitar o entendimento sobre a funçãosocial da escola, e as questões que contribuem para a crise educacional. De início a autora procura mostrar a escola como espaço democrático, a qual possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico,além de dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento.
A autora relata que muitos atribuem a problemática da educação às situações associadas aos valores humanos. Assim a autora traça umparadigma da qualidade da educação com a forma como a sociedade está organizada. Segundo Cristiane a educação não alienada deve ter como finalidade a formação do homem para que este possa realizar astransformações necessárias à sua humanização, buscando romper os sistemas que impedem seu livre desenvolvimento. Relata também que a alienação toma diretrizes do mundo do trabalho no seio da sociedadecapitalista e no modo como esse modelo de produção nega o homem enquanto ser, pois a maioria das pessoas vive apenas para o trabalho alienado, não se completa enquanto ser, só tem como objetivo atingir aclasse mais alta da sociedade ou, ao menos sair do estado de oprimido, de miserável.
Eles perdem em valores e valorações, não consegue discernir situações e atitudes, vive para o trabalho etrabalha para sobreviver. Sendo levado a esquecer de que é um ser humano, um integrante do meio social em que vive, um cidadão capaz de transformar a realidade que o aliena, o exclui. A autora faz crítica aescola que desenvolve o papel de agência produtora de mão de obra, e não forma o homem humanizado, preparado para encarar os problemas sociais. Ela da ênfase a questão de um sistema de igualdadeentre homens, e isso depende de uma educação de qualidade que é difícil por prejudicar o interesse de alguns, fazendo a escola atuar como instrumento de dominação.
Concordo com Cristiane na questão...
tracking img