Crise de 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRISE DE 29.
- Europa arrasada após 1° guerra mundial.
Europa arrasada, com fome, desemprego. Arussia passou a fazer propaganda do comunismo para a Europa e as ideias socialistas começaram a avançar.
Estados Unidos vai ajudar a Europa. A Europa era a maior potencia indundustrial, mais como a industrialização estava parada , ela passou a ser o maior consumidor dos EUA. Se os EUA ajudasse aEuropa, iria perder ser maior consumidor, e iria falir, mais evitaria o comunismo.

- EUA antes da crise
O dolar substituiu a libra pois a Inglaterra estava em crise.
“ANOS FELIZES”: Na década de 20 a produção industrial americana aumentou, os estados unidos era a maior economia de mundo. O comércio exterior também acompanhou esse crescimento.
EUA produzia e exportava o cinema, isso passavapara os outros paises o estilo de vida americado, consumir e consumir.
- Euforia no mercado de ações
O sálario era minimo, a jornada de trabalho era londa, a maior parte da população era operarios e não consumiam, por não ter condições. Eles não compravam ações na bolsa de valores , quem comprava era a classe média e a elite, compravam e vendiam isso dava muito lucro.
- Pontos fracos daeconomia americana.
Poucos era ricos, grande parte era operario, era baixo o consumo interno, a população não comprava, e o EUA só exportava.
Pelo o EUA ter ajudado a Europa, para não ocorrer o comunismo, a europa não exportaria dos EUA e ainda assim iria sofres concorrencia.
Os EUA passava a produzir maios não tinha para quem exportar, pois o seu maior consumidor havia se recuperado.
A criseagricola: com a mecanização e eletrificação ocorrida no campo fez com que os agricultores produzissem mais do que consumiam, assim os preços dos produtos mantiam-se baixo e os agricultores tinham que pedir dinheiro ao banco.
A divulgação da industria decretou falencia, as pessoas que tinha ações dessa industria entraram em desespero , e tentaram vender as ações mais de nada mais valia, por perdade dinheiro, um prejuizo. Acionistas de outras empresas com medo do pior acontecer, tentaram vender suas açoes mais não tinha comprador, pessoas que investiram todo o seu patrimonio, ficaram pobres. Indice de suicidios aumentou. Muitas empresas começaram a falir e despediu milhoes de operarios.
A bolça de valores fechou as portas.
O governo como solução teria que oferecer alimento gratuito.Reserva de capital todo pais possui, quando o pais esta em crise não da para aumentar a reserva de capital. Quanto maior a reserva de capital, mais segurança com a crise o pais terá. Os estados unidos tinha essa reserva enorme, que seria usada para resolver o problema.
Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente da republica, seguiu as ideias do economista britanico, que propunha soluçoespara a crise.
Ele defendia que o estado deveria interferir na economia, fazendo investimentos e planejando um modo de garantir empregos. Logo lançou o NEW DEAL, uma nova forma de gerenciar a economia.
- o investimento em obras publicas: iria investir na construções de usinas hidroelétricas, aeroportos, escolas, hospitais etc. Tais obras geraram milhoes de novos empregos.
- Destruição deestoques de gêneros agricolas: algodão, trigo, milho.. Para conter a queda de seus preços.
-controle sobre os preços e a produção: Para evitar a superprodução na agricultura e na industria.
- diminuição da jornada de trabalho: fixou-se o salário minimo, criou o seguro-desemprego e o seguro-velhice.
Assim o desemprego diminuiu, a industria e a agricultura recuperaram-se parcialmente, o salario paroude cair, e a renda nacional voltou a se crescer.
Democracia | Ditadura |
Eleições periodicas | Ausencia de eleições ou eleições forjadas. |
Liberdade de expressão e comunicação. | Censura, governo controla propaganda e educação. |
Diversos partidos politicos | Partido único o partido de oposição sob contole. Violência contra...
tracking img