Crise de 1929

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A grande crise econômica que abalou o mundo capitalista nos anos 1930 teve início em 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933.
A Grande Depressão como ficou conhecida, interrompeu um período de grande prosperidade para os Estados Unidos.
Neste trabalho veremos como tudo aconteceu.

A Depressão de 1929

A GrandeDepressão também conhecida como a Crise de 1929 foi uma grande crise econômica que ocorreu no inicio de 1929, e que se estendeu ao longo da década de 1930.
Sendo considerada a mais longa e pior recessão econômica do século XX. Este período de crise causou uma taxa muito grande de desemprego, com isso quedas drásticas do produto interno bruto em diversos países, queda na produção industrial, quedade preços de ações em praticamente toda atividade econômica, em vários países no mundo.
O dia 24 de Outubro de 1929 é considerado (quinta-feira negra) a data do início da Grande Depressão. Mas em julho do mesmo ano a produção americana industrial já havia começado a cair, diminuindo a atividade econômica que se estendeu até outubro, quando valores de ações nas bolsas de valores de Nova Iorque aNew York Stock Exchange caíram drasticamente, desencadeando a quinta-feira Negra. Milhares de acionistas perderam da noite para o dia, grandes somas em dinheiro, muitos perderam tudo o que tinham. A quebra da
bolsa de valores de Nova Iorque piorou assustadoramente os efeitos da recessão que já existia, causando deflação. E baixa nas taxas de produtos, obrigando o fechamento de inúmeras empresasindustriais e comerciais, como conseqüência aumentando o número de desemprego.
Com todo esse acontecimento a situação dos bancos se agravou, pois haviam
emprestado grande soma de dinheiro para fazendeiros, e com o início da Grande Depressão, os fazendeiros não foram capazes de pagar suas dívidas. Por sua vez, as pessoas que se utilizavam de bancos, temendo falência das instituições financeirasremoveram seus fundos, causando queda do lucro dessas instituições e com isso causando fechamento de várias instituições, no total de 14 mil da década de 1929 e de 1930.
Com o fechamento das instituições bancárias, menos fundos estavam disponíveis no mercado americano, fazendo com que a produção continuasse a cair. Um exemplo dessa queda é que em 1929, produtos industrializados nos Estados Unidoseram de 104 bilhões de dólares. Em 1933 haviam produzido 56 bilhões, houve uma queda de 45%. A produção de aço teve uma queda de 61% entre 1929 e 1930, e no mesmo período a produção de automóveis caiu cerca de 70%.
O desemprego em 1933 chegou a 25%. 0s trabalhadores que continuavam em seus empregos que eram cerca de 30% tiveram seus salários reduzidos.
Com a grande deflação o preço dos produtosindustrializados não-perecíveis em geral nos Estados Unidos teve uma queda de aproximadamente 25%. Os produtos agropecuários caíram cerca de 50% por causa de excesso de produção – primariamente o trigo. A quantidade destes produtos á venda excedia a demanda, causando uma queda dos preços dos produtos.
Em conseqüência dos preços baixos levaram muitos fazendeiros ao endividamento. Casos de suicídiopor parte de acionistas, empresários e investidores em geral era comum, pois haviam perdido tudo que possuíam. Por parte de civis também, com a crise estavam endividados e/ou não possuíam forma de sustento devido estarem desempregados.
O desemprego fez que milhões de pessoas, famílias inteiras, ficassem desabrigadas.
Sem fonte de renda as pessoas não tinham como se sustentar e suas famílias. Asmaiorias das residências eram alugadas ou estavam sendo pagas através de prestações, conseqüentemente milhares de famílias foram expulsas de suas residências, por não pagar as prestações e os alugueis. Algumas pessoas se abrigaram na casa de parentes, mas a maioria fora obrigada a viver nas ruas, passando necessidades, frio e fome, vivendo como mendigos ou vivendo em
favelas em condições...
tracking img