Crise da modernidade konder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem:



- Leandro Konder (1997), no texto “O Trabalho e a Crise da Modernidade”, identifica três categorias do pensamento moderno, que são enfraquecidas no pensamento pós-moderno – sujeito, história, totalidade. A partir do texto e das discussões em sala de aula, descreva essas categorias, fazendo uma comparação das mesmas no pensamento moderno e no pós-moderno.



O sistemacapitalista apresenta uma sociabilidade fundada sobre duas classes distintas, de um lado a burguesia e de outro a classe trabalhadora. O diferencial dessa sociabilidade é que diferente das outras, nesta cada uma das classes apresenta uma “perspectiva de humanidade”, o que faz com que se estabeleça uma relação de conflito entre capital e trabalho. Leandro Konder (1997) introduz uma abordagemfilosófica como intervenção sobre “O Trabalho e a Crise da Modernidade”, estabelecendo três termos expositivos para exposição principal de seu trabalho, são eles: trabalho, crise e modernidade. Realizando uma abordagem histórica sobre a debilitação das categorias sujeito, história e totalidade no pensamento pós-moderno que anteriormente, eram de qualidade considerável no pensamento moderno.

Segundoo autor, “o trabalho é o caroço da práxis”. Entende-se por práxis o movimento de ação contínua histórica dos homens frente à união da teoria com a prática, onde o indivíduo possui engajamento direto com a luta de classes (burguesia x proletariado). No trabalho existem basicamente a realidade, a diversidade e as representações (seja em essência ou não). E nós somos sujeitos da práxis, visto quetemos autonomia por sermos ser social para mudar a realidade.

O autor estabelece um ciclo básico para entendimento do trabalho e da produção inerente a vida humana no modo capitalista: Em primeiro lugar, as sociedades só produzem porque possuem aqueles que irão consumir tais mercadorias, sejam elas de importância para suprir necessidades básicas ou não. (Visto que é de fundamental diferenciaro que são necessidades úteis das fúteis; entende-se por básico, segundo Marx no Método Materialista Histórico e Dialético: comer, vestir, morar e beber).




Porém, o papel que o trabalho desempenha se modifica de acordo com as sociedades, de forma que não para no tempo, vive em constante modificação. Há algum tempo, o período de mudanças na sociedade era quase imperceptível. O autorexemplifica que fez parte de uma época onde não existia televisão; a maioria dos jovens atualmente mal conseguiria refletir nas mudanças anteriores, ou seja, no processo de trabalho que ocorreu em uma parte da história, para que hoje elas possam assistir à televisão.

Essas mudanças vêm acontecendo cada vez mais de forma acelerada, de forma que não são limitadas ao trabalho e consumo, pois seestendem também a cultura e as transformações que o advento da globalização causa impacto na sociedade moderna (entende-se por moderno, o advérbio de tempo “agora mesmo”) uma vez que para o autor, essas mudanças passam por nós com uma sensibilidade muito mais aguçada. E, apesar do enfraquecimento sobre as modificações de suas características, o trabalho permanece sendo indispensável, seja nessa ou emoutra sociabilidade. Porém, para que haja uma revalorização do trabalho de fato, é necessário que se reconheçam as diversidades da classe operária, que produzem uma consciência muito mais complexa do que a interpretação teórica de alguns autores buscam explicar e decifrar.

Transformações rápidas ocasionam crises, e por volta da segunda metade do século XX, surgiu uma crise mais profunda doque as outras, dando origem à expressão “pós-moderno”. Segundo o autor, as crises implicam opções. Ou seja, acontecem as crises por não haver uma revisão de pensamento sobre as categorias que servem como base para se compreender a realidade. O período moderno, desde o Renascimento possui uma história contínua de crises, mas contraditoriamente, tem conseguido haurir suas crises e se renovar....
tracking img