Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Individualismo metodológico.
Surgiu na Franca no movimento da revolução francesa, fundamentados nas bases filosóficas de Thomas Hobbes e John Locke que pactuaram que o estado deveria garantir o direito natural, da vida, da liberdade e da propriedade dos bens alcançados pelo seu trabalho. Alcançando assim a conservação de seus direitos.
O objeto de analise - o individuo.
Entende-se porindividualismo metodológico, a teoria que considera o indivíduo como a unidade de análise fundamental, a partir da qual se constrói a lógica do pensamento.
Friedrich Hayek defendeu, ao longo de sua carreira, o individualismo metodológico como o método mais adequado para as ciências sociais. Sua formulação acerca do individualismo é, todavia, ambígua, oferecendo desafios aos intérpretes de sua obra.baseada na teoria da formação das percepções e no problema do conhecimento, ambos propostos pelo austríaco. Julga-se que a união entre essas duas abordagens permite um entendimento mais claro acerca do conceito de individualismo, tal qual Hayek o concebia. Busca-se, adicionalmente, salientar algumas das limitações enfrentadas pela sua formulação, posicionando-a no pano de fundo das intençõesanalíticas do autor

* Para o individualismo metodológico, todas as análises referentes a arranjos sociais devem, em último grau, estarem edificadas sobre a apreciação da conduta dos indivíduos, resultando daqui que os fenômenos coletivos devem ser explicados apenas como o resultado agregado de escolhas individuais.

* Os efeitos de determinada norma sobre o bem-estar coletivo podem e devemser apreciados sob a perspectiva da soma das respostas individuais a tais normas.
individualismo metodológico e das escolhas racionais, no sentido de que os indivíduos agem sempre de forma a maximizar sua satisfação respondendo racionalmente a incentivos e desincentivos externos.
- Problema social –– no pensamento social. (ex. Lixo)
Abordagem Individualista – reduzir os fenomenos sociaisatraves de decisoes e acoes individuais. (ex. A minha atitude de nao jogar mais lixo ira influenciar nos resultados.)
Abordagem Holistica – Contrariando a Abordagem Individualista presupoe esta que o conjunto não é mera soma de todas as partes, mas as partes compõem o todo, e é o todo que determina o comportamento das partes. (somente com o coletivo podera se obter os resultados)

* Naperspectiva deste individualismo metodológico, todas as análises referentes a arranjos sociais devem, em último grau, estarem edificadas sobre a apreciação da conduta dos indivíduos, resultando daqui que os fenômenos coletivos devem ser explicados apenas como o resultado agregado de escolhas individuais.
Urso Branco, cada um dos presos participantes da chacina de 29 pessoas, foi julgadoindividualmente pelos atos que ele cometeu.
* Já no que tange às escolhas racionais, elas operam sob a premissa de que os indivíduos tomam suas decisões de forma a racionalmente maximizar a diferença entre os benefícios e os custos advindos de suas condutas.

* O indivíduo analisa, portanto, como determinada conduta sua poderá refletir em seu bem-estar , excluindo qualquer consideração comunitária.(ex. Eu fumo porque gosto, pouco me importa se os outros aceitam ou não)
(eu compro CD pirata por que custa menos, não quero saber se alguém leva ou não prejuízo com isso, o importante e a minha satisfação)

* A partir dos anos 90, vem gradualmente sendo operada em face do que se pode chamar de Nova Escola de Chicago, que explora uma abordagem ainda mais ampla da regulação social que, alémde reconhecer a que é feita pelas leis e por instrumentos de mercado, observa a influência das normas sociais sobre o comportamento dos indivíduos. Os novos estudos estão centrados nos espaços urbanos e no ciberespaço, bem como temas como práticas comerciais e costumes são recorrentes. Assim, para a Nova Escola de Chicago, a lei volta a ter papel importante, regulando as ações humanas direta e...
tracking img