Crimes na era digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO-IDEM
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICS
PROFº SANDRO FREITAS







CRIMES NA INTENET












SÃO LUÍS
2012
ANA CLEIA FERREIRA SILVA
CAROLINE NUNES RODRIGUES FREITAS
JOSIELMA LISBOA
LUZIANE AGUIAR CORREIA
MÁRCIA LETÍCIA SILVA DE ABREUSILVÂNIA BRITO ARAÚJO







CRIMES NA INTERNET











SÃO LUÍS
2012
Objetivo Geral:
• Conscientizar as pessoas, prevenindo-se ao máximo dos perigos virtuais.

Objetivos Específicos:
• Conceituar o significado do crime virtual;
• Apontar as discussões temáticas no tange à aplicação das leis sobre crimes virtuais;
• Identificar a Legislação que trata das práticas maiscomuns dos crimes virtuais;




















JUSTIFICATIVA


























INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por tema “Os crimes na internet”, sendo assim a pesquisa feita servirá de informação, orientação, sendo alertados dos perigos no mundo virtual.
A internet é o meio de comunicação que mais revolucionou e trouxe benefíciostecnológicos para o mundo. O computador se tornou um equipamento importante nas relações interpessoais. Porém, o que parecia apenas benefícios, era o caminho para os chamados crimes virtuais. Essa nova ferramenta criminológica criou tipos penais e adaptou alguns já existentes e tradicionais ao processo informatizado.
Falsificação e fraude são constantes nesse meio, mas um crime que vem mobilizando a justiçae fazendo a população clamar por solução e punibilidade é a pedofilia.
Alguns especialistas dizem que a pedofilia se trata de um distúrbio psicológico e traçam um perfil destas pessoas capazes de cometer tais atos, outros acreditam que está relacionada a fatores físicos e sociais. Mas, o que realmente importa saber o que se passa na mente destas pessoas e como a Legislação Brasileira pune essesagentes e o que falta para que tantas famílias não precisem viver diariamente essa realidade.
É preciso a partir do perfil traçado por especialistas, entender o que causa esse distúrbio, para só assim poder propor tratamento. Mas enquanto isso não acontece, medidas de prevenção e punição precisam ser tomadas para proteger as crianças e adolescentes.
A prevenção está diretamente relacionada acompreender como estas pessoas invadem sites, roubam senhas e conseguem se passar por pessoas encantadoras até convencer as crianças do que realmente querem. Para ocorrer a devida punição algumas mudanças precisam ser feitas no Código Penal para que quem comete tais condutas possa ser punido pelo crime que cometeu na proporção de suas atitudes.










1. O que são crimes virtuaisCrimes virtuais são delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro e os infratores estão sujeitos às penas prevista na Lei.
São considerados crimes virtuais:
• Ameaça: é crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém,avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneiraanônima, é possível para a policia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça.
• Difamação,injúria e calúnia: são crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais,se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa,ofendam a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso,desonesto ou perigoso.
• Discriminação: escrever uma mensagem oupublicar uma imagem que seja preconceituosa em relação a raça,cor, etnia,religião ou origem de uma pessoa. Isso acontece mais frequentemente em redes sociais.
• Estelionato: ocorre quando o criminoso engana a vitima para conseguir uma vantagem financeira. Pode acontecer em sites de leilões, se o vendedor enganar o comprador recebendo o dinheiro da transação sem entregar a mercadoria.
• Falsa...
tracking img