Crimes digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Crime digital
Crime digital ou cibercrime são práticas criminosas utilizando meios eletrônicos como a Internet. Uso das novas tecnologias para ações ilícitas como roubo, chantagem, difamação, calúnia e violações aos Direitos Humanos fundamentais.
Segundo o advogado especialista Dr.Jonatas Lucena Pereira o crime digital é “a técnica que consisteem enganar a segurança de computadores ou redes empresarias. Tem a papel de executar a distribuição de material obsceno, fraudes bancárias, transgressão de propriedade intelectual, disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing e uma infinidade de outros crimes digitais que aparecem a cada dia.
A instantaneidade, o anonimato e o compartilhamento de informações sãoespecificidades do uso da internet como mídia. Mas toda essa liberdade de acesso, produção e envio de dados na rede mundial de computadores, acaba oferecendo aos usuários a oportunidade de usar a internet para cometer crimes, como por exemplo pedofilia, extorsão, adultério, fraudes financeiras, grampo, falsificação de documentos etc. Como não há uma legislação específica para coibir esses atos, eles se tornammais frequentes na internet.
Os casos de pedofilia, como a recente disputa legal entre o Ministério Público Federal de São Paulo e o gigante Google, acerca da liberação de dados de usuários do Orkut envolvidos em casos de pedofilia na Internet e a questão da pirataria digital, como por exemplo, a venda de CDs, DVDs piratas e softwares baixados da internet, que afeta diretamente grandes gravadorase o próprio governo federal, trouxe o debate para o Congresso Nacional e chamou a atenção dos parlamentares e da sociedade sobre a fragilidade da regulamentação de crimes virtuais cometidos em território nacional.
Em 2002 o Brasil liderou o ranking mundial de crimes digitais. Em 2007, o prejuízo em relação à pirataria de software foi de US$ 1,617 bilhão. Já em 2008 o Brasil esteve em primeirolugar no ranking de ataques e contas bancárias.
A partir de 1980, houve um aumento das ações criminosas, que passaram a refletir em, por exemplo, manipulações de caixas bancários, abusos de telecomunicação, pirataria de programa e pornografia infantil.
Crime informático, segundo Guimarães e Furlaneto Neto (2003), significa “qualquer conduta ilegal, não ética, ou não autorizada que envolva oprocessamento automático de dados e/ou transmissão de dados”. Essa criminalidade apresenta algumas características, entre elas: transnacionalidade (todos os países fazem o uso da informação), universalidade (é um fenômeno de massa e não de elite) e ubiqüidade (está presente nos setores privados e públicos).
O crime digital pode acarretar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais sãoobtidos no envio de mensagens com conteúdo pejorativo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails, na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de causar danos morais.
As empresas tambémsofrem com estas invasões nos seus dados e informações confidencias. Os crimes digitais ocasionam não somente danos financeiros, mas também danos empresariais, visto que as organizações têm que fazer novamente a manutenção das máquinas danificadas.
É difícil contabilizar o custo dos crimes digitais devido à dificuldade de haver uma avaliação de bens, além da organização ter sua credibilidade abaladajunto aos seus clientes. Geralmente, estes roubos são executados por pessoas da própria organização, já que elas sabem onde estão todas as informações importantes e necessárias.
O criminoso digital é denominado vulgarmente de hacker, e este pode ser classificado em dois tipos: interno e externo. Interno são aqueles indivíduos que acessam indevidamente informações sigilosas de um nível superior....
tracking img