Crimes digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho

Ra: 911105809 Nome: Rafael Gulfier Reis

CRIMES DIGITAIS

São Paulo
09/2011
CRIMES DIGITAIS

INTRODUÇÃO
O crime digital cresce na mesma velocidade que a da Internet e este, cada vez mais, passa a ser realidade na vida das pessoas. Qualquer tipo de delito que envolva o uso direto ou indireto do computador, estando este conectado à Internet ou não, podeser classificado como sendo um crime digital. O mundo real e agora o virtual estão repletos de pessoas mal-intencionadas dispostas a se aproveitar da vulnerabilidade da tecnologia e da sociedade para praticar crimes. Este fato preocupa autoridades do mundo inteiro, que só agora querem impor limites a algo que nasceu para ser ilimitado: a Internet .
Em seu sentido mais técnico, a Internet é apenasum conjunto de diversas redes de
computadores que se comunicam através da suíte de protocolos Transmition Control
Protocol e Internet Protocol (TCP/IP). Mas o conceito que mais se aproxima do ideal
proposto para a Internet é o de ela ser um mecanismo para disseminação de informação e um meio para colaboração e interação entre os usuários e seus computadores, sem levar em consideração alocalização geográfica. Já o crime digital cometido na Internet pode ser entendido como sendo todo e qualquer tipo de delito que envolva o uso de um computador com acesso à Internet. Em sua grande maioria são cometidos por pessoas inteligentes e autodidatas, que dominam mais de uma linguagem de programação, além de terem conhecimento avançado em sistemas operacionais como o Microsoft Windows e o Linux,dentre outros . Este artigo está focado em três aspectos centrais, que são também os objetivos do trabalho: a classificação dos principais crimes cibernéticos, identificação desses crimes através de exemplos e apresentação de soluções jurídicas e técnicas que auxiliam no combate e punição dos respectivos criminosos.

1. CRIMES DIGITAIS COMETIDOS NA INTERNET
1.1- Vírus
É um código de programapotencialmente destrutivo, que se adere a um hospedeiro (que
pode ser um arquivo ou programa) e depois se copia e espalha para outros hospedeiros e
que pode conter uma rotina de danos que é ativada quando acionada. O vírus possui um ciclo de vida dividido em sete fases: nascimento, lançamento, proliferação, disparo, ativação, detecção e eliminação. Podem ser tipificados como vírus de: infecção dearquivo, do setor de boot, de macro, de script, criptografados e polimórficos.
Um fato que exemplifica este tipo de crime é o vírus MyDoom, que assolou milhares de computadores pelo mundo, que se espalhou rapidamente pela Internet, chegando a ser classificado por algumas empresas desenvolvedoras de softwares antivírus como sendo de alto-risco.
1.2- Cavalo-de-Tróia (Trojans)
É um programa queexternamente aparenta ser inofensivo, mas que, internamente, contém códigos maliciosos destrutivos. Um fato que exemplifica este tipo de crime cibernético é o cometido por um engenheiro chinês de nome Wang, preso pela polícia de Taiwan sob a acusação de desenvolver um cavalo-de-tróia denominado Peep.exe ou PeepBrowser.exe. O programa era utilizado por hackers chineses para atacar computadores em Taiwane pelo menos duas variações do trojan foram lançadas na Internet.
1.3- Worms
São programas designados para se espalharem pelas redes e se multiplicarem; são independentes de outros programas ou arquivos e costumam causar danos devido a sua
replicação fora de controle. Um bom exemplo que retrata este tipo de crime é o do worm Sasser, que explora uma vulnerabilidade no LASS (Local AuthoritySubsystem Service) presente no sistema operacional Microsoft Windows nas versões 2000 e XP, e que se proliferou pela Internet via e-mail sem a necessidade da utilização de anexos para entrar em ação.
1.4- Spamming
É o envio abusivo de mensagens de correio eletrônico não solicitadas em grande quantidade. Quem geralmente pratica este tipo de crime é denominado spammer. Um fato que exemplifica este...
tracking img