Criatividade na emppresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Pessoas
A Criatividade dentro das empresas

“Viver não é necessário. Necessário é criar”
  (Fernando Pessoa)

Inovação. Essa palavra foi adotada pelo meio organizacional e, ao que tudo indica, não sairá do vocabulário das empresas. Afinal, o ambiente corporativo tem acesso a informações numa velocidade que surpreende cada vez mais e, diante disso, contatou-se que as pessoasrealmente fazem a diferença para o negócio. É através dos talentos humanos que surgem o comprometimento, a vontade de superar desafios e as propostas inovadoras, que permite uma organização destacar-se dos concorrentes.
Investir na criatividade dos colaboradores é uma forma de atrair e reter talentos, porque acima de uma maior remuneração que outra empresa possa vir a oferecer, possibilita-seoportunidades para o chamado crescimento profissional. Estimulando os colaboradores a se aprimorarem, continuamente, superando limites e rompendo a zona de conforto que tanto prejudica o profissional.
Vale ressaltar que toda essa preocupação da empresa em relação à criatividade dos funcionários está explícita nos valores corporativos. A prova de que isso tem sido colocado em prática e dado resultadospositivos, são casos de colaboradores que começam como auxiliar e hoje são coordenadores de algum departamento. Isso explica o crescimento, graças à capacidade de comando, de perseverança e, é claro, ao desenvolvimento do potencial criativo.
Para a organização, o profissional de valor sabe que para fazer avanços necessita de oportunidades e perseverança. Podemos citar como exemplo, colaboradores queatuaram em organizações e foram convidados a retomar seus estudos e concluírem o ensino médio. Assim, eles formaram uma base mais sólida para se aprimorarem profissionalmente e colocarem sua criatividade a serviço do negócio.
A empresa estimula o ambiente criativo no dia a dia oferecendo flexibilidade de horários para estimular que os profissionais concluam os estudos. Caso o colaborador, estejamatriculado em alguma escola, curso técnico ou faculdade, a empresa adapta-se aos horários do estudante-colaborador para estimular o desenvolvimento do talento.
 

 
Contando ainda com o crescimento da remuneração variável, em detrimento da fixa para estimular participação nos resultados do negócio. Os colaboradores são estimulados a trazerem boas ideias sobre melhoria no ambienteorganizacional, o que aumenta receita e racionaliza os custos. Vale lembrar que eles são remunerados de forma variável, quando alcançam bons resultados.
Promover reuniões periódicas para estimular e posteriormente reconhecer esforços, bem como ideias criativas que resultem em bons negócios para a empresa. Esses encontros possuem periodicidades semanais e mensais e são promovidos para planejar, executar eposteriormente avaliar boas sugestões apresentadas pelos funcionários..
Outro detalhe importante da Gestão de Pessoas é a descentralização de responsabilidades, o que estimula cada colaborador cumprir o seu papel e promover melhorias na sua atividade. "Descentralizando suas decisões, a empresa faz com que o colaborador sinta-se mais responsável e parte integrante dos bons e dos maus resultados",complementa Brancher.
O colaborador, que se destaca com ações criativas e atitudes positivas que influenciam o clima organizacional, tem o seu nome reconhecido pela organização durantes as reuniões mensais. Além disso, ele receber uma folga, ingressos para ir ao teatro para estimulá-lo a ter o hábito de realizar atividades que agreguem valor à cultura.
As lideranças -  Para estimular acriatividade dos talentos humanos, os gestores exercem papel fundamental nesse contexto. Dessa forma, eles estimulam a formação de uma equipe de colaboradores responsáveis, sempre engajados no progresso da empresa. Outras práticas dos gestores é reconhecer os esforços da sua equipe. Isso, por sua vez, criou o hábito de sempre ouvir sugestões, debater propostas e buscar sempre soluções para assuntos...
tracking img