Arte egipicia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento escolhido: A arte no Egito



A cultura egípcia sempre despertou grande curiosidade na humanidade, não só por ser uma das demonstrações artísticas mais antigas do mundo, mastambém pela sua riqueza, mistérios e religiosidade.
Podemos entender que a arte no Egito era basicamente guiada por conceitos políticos e religiosos, que em suas manifestações artísticas sempreexpressava a autoridade, o poder do seu líder soberano, a crença em seus deuses, e aspiração à continuidade de sua existência, a vida após a morte.
Temos podido ver que essa arte não sofregrandes variações com o passar dos anos, como o artista era incumbido de expressar a vontade “divina” (faraó) em suas obras, ele é visto apenas como um instrumento para eternizar a cultura de seu povo,isso limitava sua visão e sua autonomia criativa, por isso a maioria deles segue no anonimato.
As diferenças sociais também eram claramente destacadas nesse movimento, mostrando sempreatravés de tamanhos, cores, e riqueza de detalhes o grau de importância, e hierarquia de cada um na imagem, escultura ou escrita ali expressada.
A apreciação das cores também é uma forte característicadessa arte, pois para os egípcios, as cores tinham mais do que a função de colorir e embelezar sua arte, cada cor representava um elemento natural, uma crença, um sentimento, que para eles tinham umgrande significado.
A forma como muitas imagens e esculturas são representadas, demostra que essa arte era mais pragmática que naturalista, pois muitas delas não eram cópias fiéis darealidade, mas sim representava o que eles almejavam em seu interior, um exemplo claro é a esfinge, com corpo de leão e com a cabeça do faraó, que transparece o poder e a força, ou a frontalidade que para estarepresentação são só possíveis três pontos de vista pela parte do observador: de frente, de perfil e de cima, e que mostra o estilo de um forte componente de estática, de uma imobilidade solene....
tracking img