Crianças inasdígen

2507 palavras 11 páginas
CRIANÇAS INDÍGENAS:
VIVENCIANDO, INTERAGINDO e REAFIRMANDO A SUA CULTURA DE CONTATO COM OS SABERES DA ESCOLA REGULAR.

Álvaro da Silva Araújo Junior
Analina Martins Thomas-Baré¹
Gabriel Sodre Maia-Tukano¹
Irenise Gonçalves-Dessana¹
Jaime Moura Fernandes-Dessano¹

INTRODUÇÃO
O presente relatório constatará as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Amazonas. Dentro desse contexto relataremos os seguintes fatos: socialização com as crianças; elaboração de planejamento de viajem, contato com as comunidades, acontecimentos e imprevistos, definição do local de visita e os resultados do trabalho.
No dia 06 de janeiro de 2012, os professores que ministram a disciplina Criança, Sociedade e Cultura Indígena, conforme seus planos metodológicos de ensino planejado estimularam algumas atividades para os acadêmicos realizarem um trabalho de pesquisa de campo exploratório, com as crianças nos diversos contextos, compondo elementos para o conhecimento de suas culturas e entre outros fatos.
Esses diálogos levaram em consideração o ouvir, falar e escutar as crianças como: O que é ser criança; Importância do brincar e quais brincadeiras são utilizadas; A relação com os adultos e visão sobre a escola. Com esse intuito, buscamos desenvolver o melhor, obedecendo aos critérios estabelecidos pelos professores titulares dessa disciplina.
Conforme mencionado acima relataremos como foi feita as atividades durante as visitas na zona urbana e rural, distinguindo as diferenças de comportamento dentro da sociedade, envolvendo as categorias de serem crianças indígenas e não-indígenas.
Assim, para Rocha (1998, p. 48) apud MUBARAC; SILVA, 2011 p. 44:

Inicialmente, tomemos como pressuposto que a infância não é uma só, ou seja, as crianças não vivem a infância de forma homogênea ou uniforme em nenhum dos seus aspectos: econômico, social e cultural.

Relacionados