Crianças, televisão e educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIANÇAS, TELEVISÃO E EDUCAÇÃO

Jeane Cristina de Oliveira
jeane@univali.br

Resumo
Um dos meios mais difundidos de comunicação na sociedade atual é a televisão, além de ser o veículo de maior acessibilidade. A exposição à televisão pode trazer alguns benefícios, porém, oferece potenciais de riscos prejudiciais que não se pode descuidar. É necessário que a alfabetização de mídia tenhainício já na infância através da família e da escola. Ambos têm responsabilidade de prover aos jovens informações necessárias para reduzir os efeitos negativos que a televisão pode causar.

Abstract
One of the spread means of communication in the current society is the television, besides being the vehicle of larger accessibility. The exhibition to television can bring some benefits, however, theyexist potentials of harmful risks that one cannot neglect. It is necessary that the media literacy has beginning already in the childhood through the family and of the school. Both have responsibility of providing the youths necessary information to reduce the negative effects that the television can cause.

Palavras-chaves: criança, educação, televisão.

Introdução
A mídia exerce poderosainfluência em nossa cultura. Na maioria dos países, os meios de comunicação de massa constituem um veículo importante na disseminação de informações diversas, pois atingem públicos amplos e diversificados, podendo gerar alguns efeitos sociais através da influência que exercem sobre o indivíduo.
Rocco explicita que a televisão e o computador configuram-se como o invento mais importante do século XX.Sobre a televisão fala-se muito, fala-se sempre contra ou a favor, pois diante dela quase ninguém se mostra indiferente. É um meio de comunicação amado por milhares e milhares de pessoas, aparentemente ignoradas por muitos, atacada por tantos mais, a verdade é que a televisão veio para ficar. (Rocco, p. 54)
Através da socialização de informações o ser humano adquire a cultura de seu grupo,interioriza os valores e normas sociais e, muitas vezes se comporta levando em consideração a expectativa de outros. A televisão, como um meio de comunicação de massa, é um importante veículo de socialização de informações (através de telejornais e outros programas) e entretenimento (através de seriados, novelas e determinados filmes). Sendo assim, a socialização é um processo que requer muitaresponsabilidade das áreas envolvidas, porque o ser humano adquire muitas normas sociais através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão.
Atualmente, as pessoas lêem cada vez menos. As crianças se apegam a televisão e jogos eletrônicos reduzindo o tempo que poderiam passar estudando, pois, a televisão exerce um enorme poder de sedução e persuação sobre o público.
Um fator quecontribui profundamente para a influência da mídia nas pessoas é a violência mostrada como diversão e, principalmente, quando representada por atores através de papéis atraentes e heróicos. Desta forma, passa a mensagem de que a violência é aceitável, é normal.
Hoje, o espaço tomado pela televisão demonstra que este veículo se tornou parte integrante, se não integradora, do cotidiano de todas aspessoas em, praticamente, todo o mundo e, devido a forte influência que a televisão pode exercer sobre as pessoas, em especial, as crianças, é que as escolas devem tomá-la como aliada na educação.
Através da alfabetização de mídia, isto é, aprender a avaliar criticamente as ofertas da mídia, que deveria acontecer desde o jardim de infância, os meios de comunicação de massa poderiam ser abraçadospelas escolas, afim de serem utilizados como um ponto de partida para um novo assunto, principalmente como pesquisa prévia para debates e motivação.

O papel da escola diante da mídia
A mídia pode ser uma excelente aliada na educação, desde que os professores abordem temas atuais para discussão em grupo, na sala de aula, instigando os alunos a exporem suas opiniões e, clarificando alguns...
tracking img