Crescomiento e desenvolvimento

5342 palavras 22 páginas
Escola Secundária Alcaides Faria
Ano letivo 2012/2013
Disciplina de Economia C

Os fe

Trabalho realizado por:

* * Anabela Serra nº5 *

Índice

Introdução

No âmbito da disciplina de Economia C foi-nos pedido que desenvolvêssemos dois temas: o primeiro denominado de Indicadores Simples e Indicadores Compostos e o segundo denominado de Desigualdades atuais de desenvolvimento.
O nosso grupo resolveu mostrar o conhecimento que tem acerca do tema, caraterizando e explicando pormenorizadamente cada indicador, quer simples, quer composto.
Para além de toda esta realização, pretendemos ainda, comparar alguns países (países com desenvolvimento humano elevado; países com desenvolvimento humano médio e países com desenvolvimento humano baixo ou países subdesenvolvidos.) com base no desenvolvimento humano dos mesmos.

Crescimento económico e Desenvolvimento

O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB). O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Já o desenvolvimento alerta para a melhoria das condições de vida da população em geral. É um fenómeno de natureza qualitativa.

Indicadores Simples e Compostos

Para medirmos o desenvolvimento de cada país, necessitamos de recorrer a alguns indicadores, simples e compostos.
Os indicadores simples permitem avaliar aspetos da realidade, como, aspetos socioculturais (taxa de analfabetismo; taxa de escolaridade feminina; consumo de jornais por habitante; número de médicos por 1000 habitantes; taxa de alfabetização de adultos), aspetos económicos (PIB per capita; RN per capita;

Relacionados