Crescomiento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Alcaides Faria
Ano letivo 2012/2013
Disciplina de Economia C

Os fe

Trabalho realizado por:

*
* Anabela Serra nº5
*

Índice

Introdução

No âmbito da disciplina de Economia C foi-nos pedido que desenvolvêssemos dois temas: o primeiro denominado de Indicadores Simples e Indicadores Compostos e o segundo denominado de Desigualdades atuais dedesenvolvimento.
O nosso grupo resolveu mostrar o conhecimento que tem acerca do tema, caraterizando e explicando pormenorizadamente cada indicador, quer simples, quer composto.
Para além de toda esta realização, pretendemos ainda, comparar alguns países (países com desenvolvimento humano elevado; países com desenvolvimento humano médio e países com desenvolvimento humano baixo ou paísessubdesenvolvidos.) com base no desenvolvimento humano dos mesmos.


Crescimento económico e Desenvolvimento

O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB). O termo crescimento distingue-se dedesenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Já o desenvolvimento alerta para a melhoria das condições de vida da população em geral. É um fenómeno de natureza qualitativa.

Indicadores Simples e Compostos

Para medirmos odesenvolvimento de cada país, necessitamos de recorrer a alguns indicadores, simples e compostos.
Os indicadores simples permitem avaliar aspetos da realidade, como, aspetos socioculturais (taxa de analfabetismo; taxa de escolaridade feminina; consumo de jornais por habitante; número de médicos por 1000 habitantes; taxa de alfabetização de adultos), aspetos económicos (PIB per capita; RN per capita;taxa de inflação; taxa de crescimento anual do PIB; repartição da população ativa por sectores de atividade), aspetos políticos (reconhecimento dos direitos humanos; reconhecimento dos direitos da criança; existência/não existência da pena de morte; grau de participação na vida política) e aspetos demográficos (taxa de crescimento anual da população; taxa de natalidade; taxa de mortalidade;esperança média de vida).
Os indicadores compostos, que são constituídos pelos indicadores simples, permite-nos ter uma maior precisão da realidade. Falamos então do IDH (índice de desenvolvimento humano), composto pelos indicadores esperança de vida á nascença, taxa de alfabetização, taxa de escolaridade combinada, PIB per capita em dólares PPC paridade de poder de compra); IPH (índice de pobrezahumana) que é calculado de forma diferente para os países desenvolvidos, IPH2 e para os países em desenvolvimento, IPH1.O IPH2 engloba os indicadores: probabilidade á nascença de não viver até aos 60 anos; percentagem de adultos que são funcionalmente analfabetos; percentagem de pessoas que vivem abaixo da linha de privação de rendimento (50% da mediana do rendimento disponível ajustado das famílias);taxa de desemprego de longa duração (12 meses ou mais). O IPH1 é composto pela probabilidade à nascença de não viver até aos 40 anos; taxa de analfabetismo de adultos; percentagem de pessoas sem acesso sustentável a uma fonte de água adequada; percentagem de crianças menores de 5 anos com peso deficiente para a idade.

IDH – O Índice de Desenvolvimento Humano

Indicador composto que englobainformações de âmbito demográfico, cultural e económico acerca de um determinado país, de modo a permitir comparar a nível mundial a realização das necessidades humanas consideradas básicas e prioritárias.
As variáveis para o cálculo deste indicador são três: a esperança média de vida, para medir a longevidade; a taxa de alfabetização de adultos, para medir o nível de instrução; e o Produto...
tracking img