Projeto roda de conversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TÍTULO DO PROJETO:
Mentira: será que ela serve apenas para “colorir” fatos?

2. PÚBLICO ALVO: Adolescentes (meninos e meninas) de 13 a 15 anos que frequentam a Roda de Conversa com a psicóloga Miriam.

3. INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO: ICAP- Instituto da Criança e do Adolescente Profissionalizante Roberto Correa Leite.

4. MUNICÍPIO/ESTADO: Cerquilho - SP

5. RESPONSÁVEL PELAINSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO: Maria Aparecida Cinto - Presidente

6. PERÍODO DE PRÁTICA: De 28/08/2012 a 14/09/2012.

7. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE:
O Instituto da Criança e do Adolescente Profissionalizante Roberto Correa Leite (ICAP) é uma Organização Não Governamental, é uma Associação Civil de Assistência Social, sem fins econômicos que atua na área da educação complementar e na educaçãoformal. O ICAP foi fundado em 24 de novembro de 1999 por um grupo de pessoas dispostas a realizar “algo mais” a serviço de crianças e de adolescentes da comunidade oferecendo, em parceria com a Família, a Sociedade e o Estado, a oportunidade de desenvolver suas potencialidades físicas intelectuais e emocionais, com equilíbrio, seriedade e responsabilidade, capacitando-os a assumir o papel de cidadãosconscientes e solidários.
Registro nos órgãos competentes:
CNPJ: 03.587.801/0001-93
-Registro no Conselho Nacional de Assistência Social – RO 274/2055 de 15 de junho de 2005.
-Utilidade Pública Federal – Portaria 310,02 de fevereiro de 2004.
-Utilidade Pública Municipal lei n°2469 de 18 de dezembro de 2002.
-SEADS/SP 6810.
-Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e doAdolescente 01/2003.
-Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social 003/2008.
No projeto de trabalho do ano de 2012 o ICAP consta com um pequeno quadro de funcionários contratados: dois no setor administrativo, dois no setor pedagógico e um coordenador geral. Aproximadamente sessenta voluntários participam de projetos desenvolvidos pela instituição e é explícita a necessidade de contratarmais profissionais nas áreas de Assistência Social, Psicologia e Pedagogia como prestadores de serviços.
Não há exigência de qualificação profissional para os voluntários. Os voluntários prestam serviços ao ICAP de acordo com o seu conhecimento e disponibilidade de tempo, isto acontece desde as aulas dos projetos até o serviço de limpeza e preparo de merenda do local.
No princípio da fundação doICAP foram iniciados trabalhos com a finalidade de divulgar e elaborar um projeto socioeducativo para o atendimento de crianças de 7 a 12 anos em período integral no contra turno escolar em ambiente fechado com início previsto para agosto do ano de 2000. Problemas técnicos das instalações onde se desenvolveria o projeto impossibilitaram a implantação do mesmo, o qual já estava aproximadamente 80%elaborado. Mudando o projeto inicial, foi iniciado um novo com 50 crianças estudantes de escolas Públicas com atividades de recreação esportiva ocupando espaços físicos da comunidade (salas de igrejas, quadras esportivas, academia,...). No ano de 2001 foram chamados pelos novos gestores da Secretaria de Esporte e Lazer e pela gestora da Assistência Social que solicitou deixar o trabalho comcrianças e trabalhar com adolescentes na faixa etária 14 a16 anos com o princípio de trabalhar em sintonia com os projetos do município.
Atualmente o ICAP atua em uma sede fixa, porém alugada, que se localiza na Rua Dr. Campos, n° 648 no Bairro Centro da Cidade de Cerquilho-SP. Por desenvolver projetos flexíveis esta instituição consegue manter seus serviços através de diversas fontes de renda taiscomo: comercialização de produtos doados através de campanhas, produtos confeccionados pelos próprios adolescentes e voluntários, associação com a logo marca da ICAP (banner, etiquetas e impressão nas embalagens) com comércio e empresas, eventos, doações, participação no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente constituído pela dedução do imposto de renda de pessoas físicas e...
tracking img