Crescimento de conflitos religiosos no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Crescimento de conflitos religiosos no Brasil

Os conflitos motivados por divergências religiosas têm se multiplicado no Brasil, país considerado modelo de convivência religiosa.
Foi registrado em 30 de Abril de 2009, na 24ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, a suposta agressão de uma Pastora da Igreja Assembléia de Deus a uma seguidora da “Umbanda”, religião brasileira oriunda dematrizes africanas. O fato ocorreu em Pilares, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.A pastora Nádia Pereira teria utilizado um banco de madeira para atacar a umbandista Cirene Dark, 54, cardíaca, e ainda tentou atear fogo na vítima. O motivo seria uma homenagem que Cirene iria realizar a uma entidade da umbanda. A agressora é pastora e missionária da Igreja Assembléia de Deus de Jardim América e teriaum programa diário em uma rádio em Mesquita, intitulado “Profetizando Vitória”.
Conforme noticiado pelo Jornal do Brasil Online1, o fato, ocorrido no interior da casa da vítima, foi caracterizado pela polícia como cárcere privado, lesão corporal ou tentativa de homicídio, tentativa de incêndio, intolerância religiosa e dano.
A denúncia foi tornada pública pela Comissão de Combate àIntolerância Religiosa, instituição do Rio de Janeiro que reúne seguidores de diversas religiões. Este é o terceiro caso atendido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, onde seguidores da umbanda são agredidos fisicamente, segundo o Jornal O Dia Online. Este órgão jornalístico realizou enquete na Internet no dia do fato, quando a maioria das pessoas entendeu que fatos desta natureza ferem a imagemdas igrejas envolvidas (ver Anexo I).
Verdadeiramente, a conduta de intolerância praticada pela pastora é incompatível com as diretrizes pregadas pela maioria dos dirigentes evangélicos brasileiros. No entanto, verifica-se um crescimento dos conflitos religiosos no Brasil desde a agressão ocorrida na véspera do dia 12 de outubro de 1995, quando o bispo Von Helder, da Igreja Universal do Reinode Deus, agrediu a imagem de uma santa católica com socos e pontapés, em um programa televisivo exibido em rede nacional. Este fato causou azáfama entre os católicos e repercutiu fortemente nos meios sociais do país. Vale lembrar que o nosso país não possui ainda um conselho religioso interconfessional a nível nacional.
Hugo Alexandre Espínola Mangueira
Mestrando em Ciências das Religiões pelaUFPB-Brasil

Conflitos religiosos… este mal nunca acaba!

Quando digo que a religião é perigosa as pessoas sempre me criticam, dizem que sou louco por achar que algo tão “belo” pode destruir o mundo. Eu defendo a ideia de que a religião é um mal para a sociedade por vários motivos, pois a vejo de uma forma ampla, e não individual de cada pessoa. Aqui vou citar um exemplo apenas: o conflitoexistente pelo mundo entre Cristianismo e o Islamismo.
Grandes conflitos são motivados pelas religiões. Não somente agora, sempre houve em todo o mundo. A religião já matou muitas pessoas e continua matando. Alguns religiosos matam pessoas e animais inocentes em nome do Deus que eles acreditam. Realizam atentados, destroem prédios matando milhares de pessoas. Outras sacrificam os próprios filhos, eno tribunal afirmam que “Deus ordenou” (já houve casos com relação a isso). Sim, foram religiosos radicais, fanáticos. Mas temos que observar o seguinte: o que sustenta a religião? Um fanático não está fazendo o que Deus dele pede? Pense nisso! Em outro texto darei a minha opinião sobre isso.
O fato atual é: Um pastor americano está convocando os seus seguidores para queimarem no próximo dia 11 desetembro o Alcorão (ou Corão, como é conhecido também), que é o livro sagrado dos muçulmanos, seguidores do Islamismo. Isso porque ele tem em mente que o povo americano deve “vingar” a destruição das Torres Gêmeas de Nova Iorque, em 2001, quando radicais islâmicos realizaram o atentado que matou milhares de pessoas.
A mídia toda está noticiando este fato. O governo dos Estados Unidos está...
tracking img