Credito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOS GUARARAPES - FG
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TURMA 6NA

COMO O ANALISTA BANCÁRIO PODE PREVINIR A INSOLVÊNCIA DE EMPRESAS NAS CARTEIRAS DE CRÉDITO.

LUIZ FALCONE ARAUJO LIMA

JABOATÃO OS GUARARAPES / 2011.1

LUIZ FALCONE ARAUJO LIMA

COMO PREVINIR A INSOLVÊNCIA DE EMPRESAS NAS CARTEIRAS DE CRÉDITO NO SETOR BANCARIO?

Projeto apresentado à Faculdade dosGuararapes – FG, como parte dos requisitos para a obtenção nota na disciplina de Metodologia Cientifica Aplicada a Administração, sob a orientação da professora Veridiana Rocha Monteiro de Melo.


JABOATÃO DOS GUARARAPES / 2011.1
SUMÁRIO

1 – JUSTIFICATIVA .........................................................................................03
2 –OBJETIVOS................................................................................................05
3 – REFERENCIAL TEÓRICO..........................................................................06
3.1 – O CRÉDITO E SEUS RISCOS......................................................06
3.2 – CONCLUSÃO................................................................................10
4 –METODOLOGIA..........................................................................................11
5 – CRONOGRAMA..........................................................................................12
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................13

1. JUSTIFICATIVA

Para manter espaço e crescer no mundo dos negócios, que está cada vez mais competitivo, as empresas devemsempre procurar aperfeiçoar seus processos, planejando a expansão de seus negócios e buscando novas oportunidades para seu crescimento. Para isso recorrem ao mercado de crédito, que tem crescido bastante nos últimos anos com várias e sucessivas concessões de financiamentos a essas empresas.
A mídia, principalmente a televisiva, mostra todos os dias opiniões sobre a economia do país e do mundo, comoanda o comportamento das bolsas de valores, quais as tendências de mercado, quais as dificuldades vivenciadas de cada segmento, e escutamos também falar sobre falências, concordatas, etc. As vezes essas noticias nos deixam abismados, como pode empresas que são gigantes no mercado ou grandes multinacionais vivenciarem situações de insolvência? Ficamos surpresos porque, na maioria das vezes,olhamos apenas as aparências, e como diz um velho ditado, “as aparências enganam”.
Tais fatos não deveriam surpreender o profissional que atua na área de credito, pois seu principal papel é precisamente, diagnosticar ou visualizar situações de dificuldade a partir da identificação das causas que possam levar esta ou aquela empresa a passar por problemas econômicos e financeiros. Então como podemosminimizar os riscos dos agentes de crédito na hora de conceder crédito a essas empresas? Para entender o que está ocorrendo em uma empresa, o profissional tem que identificar o mais rápido possível, as causas dos números, tendo em vista que estes são conseqüência de fatos, e lembrando que por trás dos números existem pessoas, talentos e capacidade que os geraram e que por isso devem ser conhecidos.Portanto um assunto relatando esse comportamento e de grande relevância para o profissional que atua na área de concessão de crédito, pois aumentará sua capacidade de análise econômica e financeira das empresas e melhorará sua gestão de risco em carteiras de crédito nas agências bancárias. Além de que estará adquirindo informações que ajudará a desenvolver melhor suas atividades e contribuirá parao seu desenvolvimento profissional.
Para o curso de administração esse entendimento e muito importante, pois saber analisar e entender o que esta ocorrendo dentro de uma empresa como a sua saúde econômica e financeira, e um grande diferencial para o mercado de trabalho e para o gestor que deseja seguir carreira bancária. Além de que esse assunto faz parte da função de um administrador de...
tracking img