Obra de olavo de carvalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA E OBRA DE OLAVO DE CARVALHO

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho nasceu no dia 29 de abril de 1947 em Campinas, estado de São Paulo, o mesmo era conhecido por suas polêmicaspolíticas em jornais brasileiros de grande circulação.
Seus principais interesses eram a política, antropologia, filosofia, história, simbologia, metafísica, filosofia da ciência e a criticasocial.
Dos 18 aos 21 anos participou de um movimento esquerdista, freqüentou três anos da Faculdade de filosofia da PUC-Canpinas
Tem oito filhos sendo que um deles Luiz Gonzaga deCarvalho Neto, este segue a vocação do pai.
“A CRITICA NÃO TEM SOBRE A PSICOLOGIA DAS MASSAS O PODER SUGESTIVO QUE TÊM AS CRENÇAS AFIRMATIVAS, MESMO FALSAS”.
Olavo de Carvalholançou seu primeiro livro em 1980 com o titulo A imagem do homem na astrologia, o segundo livro foi em 1996 com o titulo O imbecil coletivo: Atualidades inculturais brasileiras, no qualcritica o meio cultural e intelectual brasileiro.
Trabalhou em revistas como Época. Atualmente é colunista no Jornal do Brasil e no Diário do Comercio.
De acordo com Olavo, oprincipal elemento do pensamento é “A DEFESA DA INTERIORIDADE HUMANA COMTRA A TIRANIA DA AUTORIDADE COLETIVA, SOBRETUDO QUANDO ESCORADA NUMA IDEOLOGIA CIENTIFICA.”.
No Brasil destacam-se tambémas obras O jardim das aflições que foi lançado em 1995, à sutileza faz este livro uma obra de arte, De epícuro à ressurreição de césar: ensaio sobre o materialismo e religião civil. Há tambémoutros como Astros e símbolos, O inbecil coletivo2 Coleção essencial da filosofia.
Ultimamente Carvalho tem se dedicado a estudar o movimento Abortista e o Otimismo gay. Desde 2005reside em Richmond, no estado norte americano da Virginia.
“SOMENTE A CONCIENCIA INDIVIDUAL DO AGENTE DO, E NÃO HÁ ATO MAIS DESPROVIDO DE TESTEMUNHA EXTREMA DO QUE O ATO DE CONHECER”.
tracking img