Creas

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
SUNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIESP)


CREAS

SÃO PAULO
2013

CREAS

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E RESPEITO AOS DIREITOS AUTORAIS

Declaro para os devidos fins, que nas pesquisas elaboradas para este trabalho, não há cópias de publicações de trechos de títulos de outros autores sem a respectiva citação.

Lei n° 9610 de 19.03.98 – Publicada no DOU de 20.02.98SUMÁRIO

Introdução

O que é? Sua Missão e Visão03

Desenvolvimento04

CREAS – Responsabilidades; Atuação e Comprometimento05

Considerações Finais06

Conclusão07

Referências08



INTRODUÇÃO

O CREAS faz parte dos serviços da Diretoria de Proteção Social Especial, na gerência de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, e tem como objetivoatender os casos de violências física e psicológica, abuso sexual, maus tratos a crianças, adolescentes, mulheres, idosos, deficientes físicos ou qualquer vítima de negligência.
É uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, diferenciando-se das demais unidades de assistência social, pois desempenha as funções de gestão da proteçãobásica no seu território e oferta o Programa de atenção Integral à família.

DESENVOLVIMENTO

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos CREAS devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusãoda família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Por seu caráter de serviço social, que reintegra pessoas à sociedade, o CREAS também faz parte do “Plano Brasil Sem Miséria” ao contemplar pessoas em situação de extrema pobreza. Atualmente, o País conta com 2.155 unidades espalhadas pelo território.
O Centro de Referência Especializado deAssistência Social – CREAS, como integrante do Sistema Único de Assistência Social, deve se constituir como pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, sendo responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados de assistência social a indivíduos e famílias com seus direitos violados, mas sem rompimento de vínculos, constitui-senuma unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.
O CREAS atua no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, famílias e indivíduos que vivenciam violações por ocorrência de: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI em decorrência de violação de direitos e outras formas de violação dedireitos decorrentes discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição devida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar. Devem ser atendidos também adolescentes (as) em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.
Os CREAS podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal)quanto regional, alcançando, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.
A violência sexual contra crianças e adolescentes começaram a ser vistas como questão pública e enfrentada como problema de cunho social somente a partir da década de 90.Nessa mesma época foi assegurada juridicamente à infância brasileira a condição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Creas
  • crea
  • Creas
  • Crea
  • CREA
  • Crea
  • Crea
  • Creas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!