Cras e creas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da ProteçãoSocial Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica,promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. 

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção eAtendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura devínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

- Equipe e Espaço físico do Cras

A equipe de referência do Centro de Referência deAssistência Social (Cras) é constituída por profissionais responsáveis pela gestão territorial da proteção básica, organização dos serviços ofertados e pela oferta do Serviço de Proteção e AtendimentoIntegral à Família (Paif).

Sua composição é regulamentada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS) e depende do número de famílias referenciadas ao Cras.

Todo Crasdeve dispor dos seguintes espaços: recepção, sala de atendimento, sala de uso coletivo, sala administrativa, copa, banheiros.

O espaço físico do Cras deve necessariamente possuir ambientes quegarantam a oferta do Paif, compatível com a capacidade de atendimento de cada Cras, além do ambiente específico que garanta o cumprimento de sua função de gestão territorial da proteção social básica....
tracking img