Cpf visualg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Comandos da Linguagem C
Os comandos definem as ações a serem realizadas em um programa. Estas ações são realizadas sempre seqüencialmente (um comando após o outro), nunca de modo simultâneo. Todo comando deve estar no Bloco de Comandos, como vimos anteriormente.
Os comandos serão divididos em dois grandes grupos: Comandos Simples e Comandos Estruturados.
1.1 Comandos Simples
Os comandossimples, ou não estruturados, caracterizam-se por não possuírem outros comandos relacionados. Serão apresentados os de Atribuição, de Entrada/Saída e o de Desvio Incondicional.
1.1.1 Comando de Atribuição
Este comando atribui um valor a uma variável. Este valor pode ser uma constante, o resultado de uma expressão, outra variável ou o resultado da execução de uma função.

= ;

Variáveise constantes inteiras podem ser combinadas em expressões aritméticas. Uma expressão aritmética é formada por operandos numéricos (inteiros ou reais) e operadores aritméticos, e sempre retorna um valor numérico.



C possui dois operadores úteis geralmente não encontrados em outras linguagens. São os operadores de incremento e decremento, ++ e −−. O operador ++ soma 1 ao seu operando, e −−subtrai 1. Em outras palavras:

x = x + 1;

é o mesmo que

++x; ou x++;

e

x = x - 1;

é o mesmo que

--x; ou x--;

Os operadores aritméticos são usados para desenvolver operações matemáticas. A seguir apresentamos a lista dos operadores aritméticos do C:

Operador Ação
+ Soma (inteira e ponto flutuante)
− Subtração ou Troca de sinal (inteira e ponto flutuante)
*Multiplicação (inteira e ponto flutuante)
/ Divisão (inteira e ponto flutuante)
% Resto de divisão (de inteiros)
++ Incremento (inteiro e ponto flutuante)
−− Decremento (inteiro e ponto flutuante)

O C possui operadores unários e binários. Os unários agem sobre uma variável apenas, modificando ou não o seu valor, e retornam o valor final da variável. Os binários usam duas variáveis e retornam umterceiro valor, sem alterar as variáveis originais. A soma é um operador binário, pois pega duas variáveis, soma seus valores, sem alterar as variáveis, e retorna esta soma. Outros operadores binários são os operadores − (subtração), *, / e %. O operador − como troca de sinal é um operador unário que não altera a variável sobre a qual é aplicado, pois ele retorna o valor da variável multiplicadopor −1.
O operador / (divisão) quando aplicado a variáveis inteiras, nos fornece o resultado da divisão inteira; quando aplicado a variáveis em ponto flutuante nos fornece o resultado da divisão "real". O operador % fornece o resto da divisão de dois inteiros.
Expressões aritméticas podem ser combinadas e a ordem de avaliação (ou de precedência) dos operadores se torna importante.

++ --Maior
-
* / %
+  Menor

Operadores com mesma ordem de precedência são avaliados da esquerda para a direita (operador que aparecer primeiro) dentro da expressão. A ordem de precedência dentro de uma expressão aritmética pode ser alterada fazendo-se uso de parênteses.
O C admite as seguintes equivalências, que podem ser usadas para simplificar expressões ou para facilitar oentendimento de um programa:

Expressão Original Expressão Equivalente
x=x+k; x+=k;
x=x-k; x-=k;
x=x*k; x*=k;
x=x/k; x/=k;
x=x>>k; x>>=k;
x=x %d %d\n", a, b);
return 0;
}

O programa lê dois números e ordena o par caso “a” seja maior que “b”. Caso contrário a troca não será executada e o comando seguinte à seqüência (printf) será executado.
1.2.2.2 Comando if-else
A cláusula opcionalelse permite outra seqüência, caso a condição seja falsa.

if ( )

else




A seqüência 1 de comandos só será executada se a condição for verdadeira. Se esta condição for falsa, a seqüência de comandos relacionada à cláusula else será executada. Jamais ambas ou nenhuma das seqüências de comandos serão executadas.

Exemplo: Ler dois números distintos e imprimir o maior deles:...
tracking img