Cpc 25

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
O CPC 25 tem como objetivo definir critérios de reconhecimento e bases de mensuração aplicáveis a provisões, contingências passivas e contingências ativas, bem como definir regras para que sejamdivulgadas informações suficientes nas notas explicativas às demonstrações contábeis, para permitir que os usuários entendam sua natureza, oportunidade e seu valor.
Importa notar, que o termo provisãoutilizado não se confunde com o termo provisão, utilizado, por exemplo, para as provisões para créditos de liquidação duvidosa, devendo ser utilizado seu sentido estrito na aplicação deste normativo.Evidenciação

Com relação à evidenciação, a norma traz um conjunto de informações qualitativas e quantitativas a ser evidenciada em notas explicativas às demonstrações contábeis, com vistas apermitir maior transparência às informações relativas às provisões, contingências passivas e contingências ativas.
Destaca-se que o volume de divulgação exigido é bastante significativo.
Ressalte-seque, para cada tipo de provisão relevante, uma entidade deve divulgar os seguintes itens, não sendo necessárias informações comparativas:
I. o valorcontábil no início e no fim do período;
II. provisões adicionais feitas no período, incluindo aumentos nas provisões existentes;III. montantes utilizados (ou seja, incorridos e baixados contra a provisão) durante o período;
IV. montantes não utilizados, estornados durante operíodo; e
V. despesas financeiras apropriadas no período para as provisões ajustadas ao valor presente e qualquer mudança na taxa de desconto.
Além disto, umaentidade deve divulgar, para cada tipo de provisão relevante:
I. uma breve descrição de sua natureza e o cronograma esperado de quaisquer desembolsos;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CPC 25
  • Cpc 25
  • Cpc 25
  • CPC 25
  • CPC 25
  • Cpc 25
  • cpc 25
  • Cpc 25

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!