Cp5 deontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM


UFCD 15

Evolução e desenvolvimento infantil













Mediadora:
Formadora:

Formanda:

Data ____/___/___










Introdução

Desenvolvimento infantil, ciclo vital da criança, desde o nascimento até a morte o desenvolvimento está ligado ao nosso desenvolvimento afectivo, cognitivo, social e motor.
É odesenvolver da criança que influencia, o adulto que será, quer a nível social, cultural, ou seja como se influenciara no meio.
Desde o nacimento, o bebé aprende, tendo capacidade de resposta por reflexo, aprendendo assim a distinguir quem é a sua progenitora, quem cuida, distinguindo as vozes. Ou seja consegue desde pequeno a diferenciar quem lhe presta os cuidados básicos, que lhe asseguram a educaçãoda qual será a sua base pra uma futura educação e, ser um adulto com princípios educacionais seguros ou não.



Desenvolvimento


Quem pensa que o bebé é surdo na barriga da mãe engana-se, pois ouve mais do que se pensa e isso influencia mais do que se pode pensar, quer físico, quer emocional. O período de fecundação é divido em 3 estádios sendo eles os Estádio germinal o que correspondeas primeiras semanas de gestação ou desenvolvimento pré-natal, sendo ai que há uma rápida divisão celular.
De seguida o Estádio embrionário onde a caracterização deste estádio baseia se no desenvolvimento dos principais sistemas tais como o respiratório, digestivo, e nervoso, e os órgãos do corpo. Período difícil para o embrião onde pode haver influencias negativas que de certa forma, destruamtais células.
Por fim o Estádio fetal, o fim do período de gestação onde o tamanho do feto faz-se notar, amadurece como de uma fruta se trate. Em que ao fim dos 9 meses cai. O feto é capaz de recordar, ouvir, aprender, discriminar sensorialmente. Um sem fim de coisas que o feto recorda sem se aperceber pois “ouve sem sentir “, “escuta sem querer”, “sente sem ser tocado”.
Algo que afecta uma máformação do feto é a alimentação, pois se a mãe tiver uma má nutrição, o feto sentirá no seu crescimento, o que terá efeitos negativos.
Mas a má formação no feto não se deve unicamente á má alimentação, mas se um dos progenitores consumir algum tipo de drogas ou álcool, embora o álcool não deixe de não ser uma droga, legal mas uma droga. Ou mesmo tabaco, qualquer uma destas pode trazer máformação para o feto, não quer dizer que seja a nível físico mas psicológico, pois mais tarde podem na escola ter uma maior probabilidade de apresentarem dificuldades de aprendizagem. Tenho o exemplo da minha filha que o nível de aprendizagem é mais lento, mas não deixa de aprender pois tem uma força de vontade muito grande, e a forma como falo com ela não deixa lacuna pois, sei o que é serpressionada, e o valorizar é uma coisa que faço sempre e hoje em dia é uma aluna de 80 % na escala de 0 a 100. Mas tem de estudar, mas o esforço é dela e é ela que quer não sendo esforçada a nada mas sim valorizada por isso. Quer tenha 80%, quer tenha 60%, a forma de falar com ela é sempre a mesma, pois a professora dela tem uma forma muito negativa de falar com os alunos, da qual não concordo,discriminado, havendo mesmo crianças que não gostam de ir as aulas porque são postas de parte, este tipo de comportamento vai por em causa o comportamento na vida adulta. Pois se calhar senão tivesse estudado aqui tudo isto tanto neste módulo como nos módulos passados, não mudaria a minha forma de pensar e de agir mas a compreensão para muitas reacções e interpretações, são agora entendidas de outra forma.Desenvolvimento físico, aspecto fisiológico do qual se nota acentuadamente após o primeiro ano de vida da criança. Nesta fase o ambiente influencia quer positiva, quer negativamente o seu crescimento, todas as suas funções são postas em prática, tais como o tacto, o paladar, o ouvido, e a visão e fim de explorar tudo o que vê e tudo o que toca.
Tudo é alvo de ser tocado e explorado, tudo é...
tracking img