Cp 4 dr 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CP 4 DR 1
Enunciado

1. Pequena introdução sobre o tema, princípios de conduta na relação com “o outro”.
Na sociedade portuguesa houve e continua a haver várias minorias, sejam elas sociais,religiosas ou culturais. Maior parte das vezes o racismo é identificado entre pessoas de tons de pele diferente, mas o racismo não se resume só ao tom de pele, abrange também o tipo de olhos, lábios,ou cor de cabelo. O racismo, o preconceito e a discriminação são conceitos que fazem parte do nosso dia-a-dia, sem muitas das vezes termos noção de tal. Quotidianamente somos confrontados com situaçõesem que temos que decidir sobre coisas que interferem na liberdade de outros. A simples coexistência coloca a questão da necessidade de cumprir normas. É por isso que nas nossas decisões temos emconta valores, princípios, normas ou regras de conduta que impomos a nós mesmos, mas também esperamos que os outros as sigam ou pelo menos as aceitem. Se os outros manifestam um comportamento diversodaquele que à luz destes ideais julgamos que deveriam ter, afirmamos que não agiram corretamente, não têm valores, princípios ou mesmo "moral".
 
2. Eu e “o outro”. Utilizando os conceitos depreconceito, estereótipo, discriminação (entre outros) que estão na raiz das desigualdades, injustiças e conflitos humanos, comente de que forma os princípios de conduta (a empatia, a compaixão, asolidariedade, a verdade, a honestidade, o respeito, a integridade, o perdão, o amor…) levam a uma consciência e a um comportamento que reconhece e respeita “a diferença” e todos os direitos e liberdades a mime “aos outros”.

Pode apoiar-se:
- Num dos grupos sociais que está mais sujeito à intolerância e à discriminação; - no papel da Comunicação social;
- Nos artigos 13º da CRP e direitos pessoaise sociais.
- Documento “Racista, eu?!”

É necessário haver uma maior consciencialização por parte das pessoas para abolir o preconceito e a discriminização, começando com nós próprios. Ter sempre...
tracking img