CP 1 Dr4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



IEFP – Centro de Formação Profissional de Setúbal

Cidadania e Profissionalidade

CP1- Liberdade e Responsabilidade Democrática
DR4 – Comunidade Global





Curso: Técnicas de Refrigeração e Climatização (Acção 002)
Formador: Colin Marques
Formando: Carlos Tavares
Data: 24/04/2012

Introdução

Este trabalho foi feito no âmbito do módulo de CP1 – Liberdade eResponsabilidade Democrática para o DR4 – Comunidade Global sobre o tema dos Direitos Humanos.
Os Direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. O direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, à educação, o direito ao afeto e à livre expressão estao entreos Direitos Humanos fundamentais.
Não existe um direito mais importante que o outro, para o pleno exercício da cidadania, é preciso a garantia do conjunto dos Direitos Humanos. Cada cidadão deve ter garantido todos os Direitos Humanos, nenhum deve ser esquecido.
Respeitar os Direitos Humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, deetnia, de orientação sexual. Para que exista a igualdade de direitos, é preciso respeito às diferenças.
A igualdade racial e entre homens e mulheres são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade e para tornar os Direitos Humanos no ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos de todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente noespírito, e se esforcem pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades.
Relativamente à metodologia que foi empregue para realizar este trabalho foi primeiramente ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e baseada na pesquisa e análise de notícias publicadas na imprensa escrita para entender e explicar na minha própria opinião sobre esses mesmos direitoselaborando o trabalho que se segue…








Por Teresa Cardoso in Jornal de Notícias


Cativeiro do Pastor Luís dez longos anos
Um pastor, de 58 anos, passou os últimos dez sequestrado e escravizado numa exploração agrícola em Sernancelhe. Há dois meses fugiu para Fornos de Algodres. No último fim-de-semana, o patrão foi lá buscá-lo à força. A PJ resgatou-o.
No passado domingo, quandolevava a cesta com o almoço ao pastor que, há cerca de dois meses, lhe guardava o gado, José Gomes, agricultor em Fuinhas, Fornos de Algodres, sobressaltou-se: o homem tinha desaparecido e as ovelhas andavam tresmalhadas.
A denúncia do caso às autoridades, por parte do empresário agrícola, levou a Polícia Judiciária (PJ) da Guarda a entrar imediatamente em Acção. No mesmo dia, o pastor LuísCarlos Vaz Marques acabaria por ser resgatado em Sernancelhe, na quinta onde viveu alegadamente escravizado nos últimos 10 anos.
O proprietário foi detido sob suspeita da autoria de crimes de escravidão e sequestro. Sujeito a um primeiro interrogatório judicial, viu ser-lhe aplicada a medida de coação mais leve: a obrigação de apresentações periódicas às autoridades até à data do julgamento.
Aequipa de investigação refere, no mesmo comunicado, com base nos elementos de prova recolhidos, que o detido "explorou a força do trabalho da vítima durante vários anos, mantendo-a permanentemente sob ameaça e em condições humanamente degradantes, numa sua propriedade agrícola, sem lhe pagar qualquer salário ou recompensa".
Ontem, em declarações ao "Jornal de Notícias", o pastor Luís Marques, que naúltima terça-feira regressou à quinta de Fuinhas, em Fornos de Algodres, lembrou o "inferno" que passou em Sernancelhe.








Desenvolvimento

Na notícia “ Cativeiro do Pastor Luís Dez Longos Anos”, da autoria da Jornalista Teresa Cardoso, publicada no “Jornal de Noticias” (22/05/2005) é relatada várias situações de incumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)....
tracking img