Cozinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de estudo e formação: Fast ao Estudo.
Curso: Técnica de Cozinha e Pastelaria.
Domínio de formação: Desenvolvimento social e pessoal.
Módulo: Higiene e prevenção no trabalho.
Formadora: Sofia Costa.
Trabalho realizado por: Radu Cojocari.
Andrei Borta.


* Índice:

* Introdução……………………………………………………………..Página 2
* Objetivos……………………………………………………………….Página 3* Avaliação de riscos...................................................Página 3-5
* Identificação dos riscos …………….……………………………Página 6
* Apresentação de riscos e Medidas de prevenção……Página 7-13
* Acidentes de trabalho…………………………………………….Página13-14
* Equipamentos de proteção…………………………………….Página 15
* Conclusão…………………………………………………………….…Página 16

* Introdução:
Ahigiene e a segurança são duas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.
A segurança do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores autilizarem medidas preventivas. As condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade. Os riscos podem ser: químicos, físicos, biológicos, ergonómicos ou de acidentes e podem ter origem nos diversos componentes doprocesso laboral (materiais, equipamentos, instalações ou espaços de trabalho) ou na forma de organização do trabalho (arranjos físicos, ritmos de trabalho, métodos de trabalho, turnos de trabalho ou formação). Na cozinha, os únicos riscos praticamente relatados e denominados como os mais comuns são os cortes, as quedas e as queimaduras. Sabendo-se à partida da existência de inúmeros outros riscos porvezes com maior gravidade, não se encontram devidamente identificadosdevido à falta de sensibilização de todos os participantes deste sector.

* Objetivos:
* Este trabalho consiste na análise de potenciais situações de risco e direccionado para a sua prevenção.
* Estudaram-se os perigos existentes numa cozinha e as consequentes situações de risco, quepoderiam causar um dano potencial para o trabalhador e também danos materiais.
* Definição e enumeração dos potenciais acidentes ocorrentes na cozinha.
* Apresentar as medidas de prevenção de riscos e acidentes.
* Importância e avaliação de riscos na cozinha.

* Avaliação de riscos na cozinha
Não existem regras fixas sobre a maneira como a avaliação de riscos deve ser feita.No entanto, devem ser sempre considerados dois princípios base:

* Estruturar o trabalho de modo a que sejam abrangidos todos os perigos e riscos relevantes;
* Após identificar um risco deve-se começar por perguntar se esse pode ser eliminado.

Uma série de abordagens (e respectivas combinações) de avaliações de riscos podem ser adoptadas, tendo em conta os seguintes aspectos:

*Observação do meio circundante do local de trabalho (por exemplo, vias de acesso, estado dos pavimentos, segurança das máquinas, poeiras e fumos, temperatura, iluminação, ruídos, etc.).
* Identificação de actividades realizadas no local de trabalho (identificação de todos os trabalhos, de modo a que nenhum fique excluído na avaliação de riscos).
* Observação de trabalhos em progresso(verificar se os procedimentos correspondem aos estabelecidos ou previstos e se não há riscos novos).
* Consideração de padrões de trabalho.
* Consideração de factores externos que podem afectar o local de trabalho.
* Atenção aos factores psicológicos, sociais e físicos que podem contribuir para a ocorrência de stress no trabalho, a sua interacção mútua e relação com outros factores da...
tracking img