Coworking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EXECUTIVA








Projeto De Desenvolvimento Pessoal, Social, Cultural e Cidadão.
“coworking”







Prof. Marino A. F.
















São Paulo
2011



GRADUAÇÃO EXECUTIVA












Projeto De Desenvolvimento Pessoal, Social, Cultural e Cidadão.

Prof. Marino




“COWORKING”







Trabalho apresentado a Prof.Marino A. F. como requisito de avaliação da Atividade Complementar – Projeto de Desenvolvimento Pessoal, Social, Cultural e Cidadão no curso de Graduação Executiva da Universidade Anhembi Morumbi.



São Paulo
2011
SUMÁRIO







1. - Introdução 4
2. - Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação. 5
3. - O produto 6
4. - Analise de ambiente e Competitividade 8
4.1- Públicoalvo e Demanda 8
4.2- A concorrência 9
4.3- Analise de Swot 10
4.4- Estratégia de Marketing 10
5. - Viabilidade do negócio 11
6. - Conclusão 12
7. - Bibliografia 13


FIGURAS

Figura 1 7
Figura 2 7
Figura 3 9



TABELAS

Tabela 1 11
Tabela 2 11






1. INTRODUÇÃO
O Conceito COWORKING foi criado para suprir uma demanda de profissionais, que cansaram detrabalhar isolados em suas casas, lan houses , cafés, etc.
O termo coworking foi criado em 1999 por Bernie DeKoven, como uma extensão do trabalho no ambiente online, o que hoje chamamos de Home Office. Mais tarde, em 2005, o empreendedor Brad Neuberg se apropriou do nome para descrever um espaço físico, que reúne profissionais para trabalhar fora do escritório convencional. Assim nasceu a primeiracoworking nos Estados Unidos, em São Francisco: o Hat Factory.
Tratava-se de um apartamento, que abrigava três profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para profissionais externos que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências.
A partir da necessidade de pequenas empresas, profissionais de Marketing, Designers, Publicitários, Advogados,Consultores, Web Designers, Empreendedores, que cansaram do home office , e que precisam de uma base para receber correspondências e atender clientes, Home Brokers , Free Lancers, entre outros. Profissionais que buscam o seu crescimento e aperfeiçoamento empresarial no compartilhamento do trabalho e na criação de um networking de qualidade, num espaço de trabalho colaborativo onde você pode locar o seuespaço, com a comodidade de focar somente em seus projetos, sem pagar nada a mais por isso, essa é a ideia de um coworking em São Paulo.




2. Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação.
Segundo dados do SEBRAE, mostram que cerca de 27% das empresas paulistas fecham em seu primeiro ano, considerando que esta é a menor taxa dos últimos 10 anos. Entre as causas estão planejamento egestão deficiente. A maioria delas é de pequeno porte.
Com isso o novo conceito mundial que está crescendo e ganhando espaço aos poucos no Brasil, é o escritório compartilhado, o chamado coworking. Cada vez mais, os coworking's são utilizados como uma estratégia de negócio de uma startup, como forma de criar visibilidade, ter estrutura e capturar contribuições de diferentes profissionais. Orelacionamento funciona no dia a dia do empreendedor que opta por esta forma de trabalho, mas este não é o alvo principal de quem entra em uma coworking.
O principal objetivo dos profissionais que aderem a este conceito é o fato do negocio funcionar como uma espécie de “incubadora” para micro e pequenas empresas, empreendedores em geral e em sua maioria profissionais autônomos recém-formados e novos nomercado de trabalho, e que tem o interesse atrelado à economia de compartilharem a estrutura física de um escritório e diluírem os custos e despesas com instalações.

O relacionamento entre as pessoas de diferentes segmentos é também um importante papel destas coworking’s, pois proporcionam, um ambiente propício troca de experiências e networking. Em algumas empresas, os profissionais se...
tracking img