Cotidiano e a historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COTIDIANO E A HISTORIA
(AGNES HELLER)




Roberta Gomes da Silva

SÃO PAULO
2011

1) O que é vida cotidiana?
A vida cotidiana é a vida de todo dia, isto e, está vinculada no desenvolvimento da atividades voltadas para a manutenção da vida que são repetidas e apreendida no contexo sócio-histórica, cultural e moral específica. Ela é constitutiva do ser social, no qual oas regras são escolhas singulares dos indivíduos, mas tem referência direta com o modo de viver a vida da sociedade em que ele está inserido.
Segundo Falcão:
A vida cotidiana é o conjunto de atividade que caracteriza a reprodução dos homens singulares, que por seu turno, criam a possibilidade da reprodução social. Isto significa que na vida cotidiana o indivíduo se reproduz diretamenteenquanto indivíduo e reproduz indiretamente a totalidade social (1987: 26)

Na vida cotidiana o homem aprende as relações sociais e as reproduz enquanto instrumento de sobrevivência. (1987: 26)

Segundo Heller:

A vida cotidiana é (…) a organização do trabalho e da vida privada, os lazeres e o descanso, a atividade social sistematizada, o intercâmbio e a purificação (p.18)

2) Destaque ascaracterísticas da vida cotidiana, explicando.
As características da vida cotidiana são:
- Heterogeneidade: a vida cotidiana é composta por diversas partes diferentes sobrepostas que acontecem ao mesmo tempo. Não é dada maior atenção a nenhuma das atividades desenvolvidas de modo que todas possam ser gerenciadas com agilidade e ao mesmo tempo.

- Hierarquia: dentre as muitas tarefas docotidiano elencamos as atividades mais importantes como estratégia para sobrevivência.

- Espontaneidade: as elaborações do cotidiano exigem respostas rápidas que muitas vezes não passam pelo pensamento racional.

- Imediaticidade: as ações do cotidiano são diretas, não há necessidade de uma reflexão muito profunda para elaborar uma resposta.

- Superficialidade: o cotidiano é composto por muitastarefas que precisam ser resolvidas ao mesmo tempo, dessa forma não é possível fazer nenhuma atividade de forma muito profunda. Segundo Heller:
Por exemplo, ao cruzar a rua: jamais calculamos com exatidão nossa velocidade e aquela dos veículos. Até agora nunca fomos parar debaixo de um carro, embora isso possa ocorrer; mas se, antes de atravessarmos, resolvêssemos realizar cálculoscientificamente suficientes, jamais chegaríamos a nos mover. (p.31)

3) Onde e como o homem aprende a cotidianidade?
As regras que constituem a vida cotidiana precisam ser ensinadas a todos os indivíduos de uma sociedade para que se tornem aptos a viver naquela sociedade autonomamente. Dessa forma, percebemos que a família é a primeira estrutura responsável pela aprendizagem e reprodução da vidacotidiana. Segundo Heller:

Essa assimilação, esse “amadurecimento” para a cotidianidade, começa sempre “por grupos” (em nossos dias, de modo geral, na família, na escola, em pequenas comunidades). E esses grupos face-to-face estabelecem uma mediação entre os indivíduos e os costumes, as normas e a ética de outras integrações maiores. O homem aprende no grupo os elementos da cotidianidade (…) mas nãoingressa nas fileiras dos adultos, nem nas normas assimiladas ganham “valor”, a não ser quando esses comunicam realmente ao indivíduo os valores das integrações maiores, quando o indivíduo – saindo do grupo – é capaz de se manter autonomamente no mundo das integrações maiores.... (p. 19)

4) Estabeleça a relação entre história e vida cotidiana.
A história é construída pelas relações sociais quetecem o cotidiano e esse cotidiano delineia a história. Ou seja, o homem, ao se constituir como ser social no cotidiano, produz a história que, por sua vez, define a ambiência para a manutenção deste modo de viver a vida. Segundo Heller:
A vida cotidiana não está “fora” da história, mas no centro do acontecer histórico: é a verdadeira essência da substância social. (…) As grandes ações não...
tracking img