Historia do cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Cotidiano

Os historiadores têm dedicado poucas reflexões ao tema do seu cotidiano e de seu lugar na historia.

Del Priore, ao apresentar um quadro geral a respeito da “História do Cotidiano e da Vida Privada”, depara-se com algumas questões que devem ser pensadas por aqueles que pretendem trabalhar com o Cotidiano da História: é possível historicizar a noção de vida cotidiana?Essa noção de cotidiano valeria para todas as épocas da História?

De acordo com a autora, no sentido comum, cotidiano seria aquela esfera privada da vida humana onde ocorre a permanência e conservação de práticas culturais e rituais, sendo, portanto, reprodutiva, excluindo-se os campos político, econômico e social. Estes, em oposição, fariam parte justamente da esfera produtiva, a vida pública,o lugar “onde a História acontece”.

Essa dicotomização da vida humana em vida pública e vida privada, segundo a autora, emergiu no século XVIII no seio da classe burguesa. Houve então, uma profunda transformação nas relações sociais, mudança sentida até mesmo na arquitetura das casas que passaram a ser construídas de maneira a separar o local de produção da vida material do local dereprodução da existência. Por esse motivo, alguns historiadores chegaram a cogitar a impossibilidade de se trabalhar com a noção de vida cotidiana em períodos anteriores ao século XVIII

Seria a partir deste período que ocorreria o fenômeno denominado por Sennett como “o declínio do homem público”, ou seja, com o advento da sociedade industrial, essa esfera privada da vida humana ganharia uma importâncianunca vista antes na História, principalmente se comparada à importância da vida pública para cidadãos gregos e romanos.
Contudo, ao procurar delinear a história do conceito, a autora nos remete a Heródoto, mostrando-nos que a vida privada não é um campo novo de interesse. O historiador grego já descrevia em sua época, detalhes dos costumes de povos inimigos, buscando explicar o conflito entreseu povo e os “bárbaros”, aqueles que não compartilhavam com o historiador a cultura grega.

A Historia do cotidiano apresenta como a Historia do banal, do corriqueiro, do dia-a-dia, da realidade rotineira na qual agimos de modo quase inconsciente e alienado. Um pedaço da vida em que nada aconteceria, a não ser o absolutamente previsível, no qual nada mudaria e que, no entanto, dominaria nossasvidas no que teriam de mais intimo, individual, privado. Uma História de viés antropológico, História dos hábitos e costumes de diferentes povos: o morar, o dormir, o trabalhar, o descansar, e assim por diante.

Que é tempo cotidiano? Os historiadores têm a tendência a aproximar cotidiano e longa duração, como o tempo do não acontecimento. Talvez seja possível superar a falsa dicotomia entre ocotidiano e historia se pensarmos cotidiano não como tipos específicos de ação ou como uma dimensão particular,individualizada,das interações humanas,mas como tempo plenamente histórico, no sentido de ser tanto o tempo do “acontecimento”, no sentido tradicional do termo, quanto do “não- acontecimento”. A palavra “cotidiano” que é de origem latina, Quot dies, é ao mesmo tempo, um dia e todos osdias. Engloba, assim, tanto o instantâneo como o duradouro, o incisivo e transformador e o repetitivo.

O cotidiano é uma ponte que liga passado e futuro, mas não de modo desordenado e caótico. Ao contrario, o presente só é vivenciável porque é previsível, porque é a reprodução de uma certa ordem ou, dito por outro ângulo, o próprio ato de reproduzir essa ordem.
No prefácio de “Histoire de Lavie privée des français” de Legrand D’aussy, nos revela que historia da vida privada não é uma abordagem nova e , sim que o grupo de historiadores ligados aos Annales,a recuperou para associá-la á emergência de uma história antropológica,como citado por Jacques Le Goof.

Com o auxilio da antropologia histórica, o cotidiano e a vida privada permitem ser analisados numa abordagem global, que...
tracking img