Cotanbilidade fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICEUMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REJANE RAQUEL GOMES MAIA

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA NA TOMADA DE DECISÕES

UNICEUMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REJANE RAQUEL GOMES MAIA

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA NA TOMADA DE DECISÕESProjeto de pesquisa apresentado à disciplina de Orientação de Trabalho de Final de Curso do Curso Ciências Contábeis, como requisito à elaboração do trabalho de monográfico. Ao Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA.
Profª. Fabiana Mendes Lobato.

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

1.1. TemaFluxo de caixa como ferramenta na tomada de decisão: Um estudo realizado na Distribuidora Mendes e Parente no Ano de 2011.

1.2. Delimitação do tema

A atual conjuntura econômica exige que o administrador financeiro esteja preparado para os novos desafios do milênio. Hoje em dia é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa.O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras. Desta forma, precisa ser elaborado com muita competência para que reflita a situação econômica da empresa.
O papel do administrador financeiro é dos mais importantes para a análise e tomada de decisões. Com o fluxo de caixa em mãos ele saberá em queperíodo a empresa deverá aplicar recursos que por ventura estejam sobrando, ou buscar recursos junto a instituições financeiras, no período que a empresa estiver com escassez de recursos.
Este é o um dos objetivos principais do fluxo de caixa, demonstrar com clareza a situação da empresa. Cabe ao administrador financeiro tomar as decisões cabíveis e corretas de forma que faça com que aempresa prospere cada vez mais, alcançando resultados positivos, que é o objetivo principal de uma empresa.

1.3. Problema

Qual a capacidade de a empresa gerar recursos para financiar suas operações? Se a empresa é geradora de caixa, porque o dinheiro não aparece? Se a empresa não é geradora de caixa, o que é que tem viabilizado suas operações?: Qual o saldo de caixa mínimo que aempresa deve manter para fazer face as suas obrigações financeiras?; A capacidade de geração de caixa da empresa é compatível com suas políticas de reposição de estoques e de financiamento de seus clientes?

1.4. Objetivos

1.4.1. Objetivo geral

Como o fluxo de caixa pode ser usado como ferramenta na tomada de decisão.

1.4.2. Objetivos específicos

- Identificar qual acapacidade que a empresa tem de gerar recursos para financiar suas operações.
- Verificar o saldo de caixa mínimo que a empresa deve manter para fazer face as suas obrigações financeiras.
- Averiguar a capacidade de geração de caixa da empresa sendo ou não compatível com suas políticas de reposição de estoques e de financiamento de seus clientes.
- Evidenciar anecessidade da utilização do Fluxo de Caixa para Tomada de Decisão Gerencial.

1.5. Justificativa

No mundo em que vivemos, com uma economia globalizada, onde a concorrência torna-se a cada dia mais acirrada, devemos estar preparados para nos defrontarmos com todos os tipos de situações.
Nas empresas, de um modo geral, a qualidade total e o avanço tecnológico são essenciais para sealcançar o sucesso e obter maiores lucros.
De acordo com Zdanowicz (2000, p.15): "A nova conjuntura econômica exige, que o administrador financeiro esteja preparado para os novos desafios do milênio. Nos dias de hoje é essencial e primordial que se administre com competência todos os recursos financeiros disponíveis da empresa".
Desta forma os administradores devem se...
tracking img