Cotabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTABILIDADE
A origem da contabilidade data desde a pré-história, onde se vivia em comunidades. As trocas de bens e serviços eram feitas em registros ou simples relatos do fato, não havendo necessidade de controles de riquezas e posses. O homem, com o passar dos tempos, abandonou a caça e voltou-se para o pastoreio e a agricultura. Com isso e com a organização acerca do uso do solo,acarretou em separatividade, onde surgiram as divisões e o senso de propriedade. Com isso, o homem passou a imaginar uma maneira de controlar a quantidade do que já possuía quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar suas posses. Demonstrando assim que a origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros.
Há indícios de que a contabilidade exista desde 4.000 a.Conde o homem, com sua ambição natural em saber se seus bens obtiveram acréscimo ou decréscimo, imaginava formas de controlar seu patrimônio. Muito rudimentarmente encontrava meios de inventariar seus bens. Um exemplo desse controle era o dono de um rebanho utilizar pedrinhas, desenhos, figuras e marcas em árvores para ter ideia da quantidade de seu rebanho. Assim, em um determinado momento ohomem percebeu que não bastava tão somente saber a quantidade de seu rebanho. Já tinha chegado ao estágio de controle de quantidade, nascimento, mortes, etc. Mas atentou-se também que o rebanho produzia outros tipos de riquezas. Por exemplo, um rebanho de ovelhas, produzia também lã, as quais eram trocadas por agasalhos para sua família e por demais gêneros de sua necessidade. Assim, chegou àconclusão que necessitava também de outro controle mais aperfeiçoado. Como não havia moeda na época, o comércio era feito através de trocas, equacionou o quanto de ovelhas teria que dispor para aquisição desses bens, chegando à conclusão que não bastava só ter a quantidade sob controle e também os ganhos com um bem sem desfazer-se dele.

Contabilidade do mundo antigo
Antigamente o homem tinha umcontrole de suas posses através da sua memória. Percebendo que esse não era um meio adequado, pois em alguns casos não tinha a possibilidade de guardar na memória toda sua riqueza, o homem logo encontrou meios de guardar seus registros, passando a utilizar desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio. Um dos meios era gravar (esculpindo, pintando, etc.) a imagem do animal a controlar e aquantidade. Não se falando nessa época em valor destes, somente o volume que possuía. Hoje, com melhores alternativas, mantemos a mesma ideia de antigamente, porém o nome da conta contábil substitui a imagem do animal gravado e o aspecto quantitativo que já existia, foi aperfeiçoado com o atual valor monetário.

Contabilidade do mundo medieval
Com o homem mais evoluído em conhecimentoscomerciais e financeiros, a era medieval foi muito importante para o mundo e para a contabilidade. A indústria teve um aumento significativo com novas técnicas. Houve evolução no comércio exterior e devido a isso, como consequência dessa grande movimentação houve a criação do livro caixa, onde se tinham os registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Nascendo assim, mesmo que de formarudimentar, o débito e o crédito oriundos de direitos e obrigações. Também nesse período aparece a conta capital, onde demonstra os recursos injetados pelas famílias proprietárias nas companhias. Podemos dizer que nessa época houve um grande aperfeiçoamento na contabilidade devido ao advento capitalismo. Os processos de produção geraram acúmulo de capital e o trabalho escravo cedeu lugar aos assalariados.Contabilidade do mundo moderno
Foi a pré-fase da ciência, onde há fatos importantes como a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453, a descoberta da América em 1492, o descobrimento do Brasil em 1500, a reforma religiosa em 1517. Com isso a contabilidade tornou-se uma necessidade para controle das riquezas que o Novo Mundo apresentava. A fase moderna da contabilidade é marcada, pelo...
tracking img