Cota racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como visto no resumo do ministro Ayres Brito, seu voto enfatizou a distinção entre cotas sociais e raciais, a partir do prêambulo da CF, onde fala assegurar o bem estar de uma sociedade fraterna esem preconceitos.
O bem estar social refere-se a distribuição de renda, enquanto a ausência de preconceitos vai além da questão material. Tratando deste assunto, se formos cuidar do bem estar, somenteas cotas sociais resolveriam, em partes; pois como dito em sala de aula, as cotas sociais aderem famílias com renda de até 1,5 salário mínimo per capita, onde vamos ver aí neste mesmo caso umadiscrepância, pois uma família com 4 pessoas usando o limite máximo teria uma renda total de 3.700,00, iria concorrer com vagas na universidade com alunos de uma mesma família que chega a viver com ¼ dosalário mínimo per capita.
As condições de ingresso em uma universidade ao meu ponto de vista ainda seriam desiguais, pois sempre os alunos com renda maior apresentariam melhores condições, isto somenteminimizaria o problema, mas não o problema do bem estar, pois famílias com rendas menores sempre vão ter mínimas chances de melhorar.
Como dito pela ministra Rosa Weber, a quantidade de negros e pardospobres é bem maior que a de brancos pobres, então minimizando o valor da renda por família, somente a cota social poderia ajudar, pois havendo distinção entre elas, na questão das cotas raciaisseria necessário incluir dentro delas a questão de renda familiar, pois dito pelo ministro Gilmar Mendes e concordo plenamente um negro de boa condição social poderia vir a aproveitar deste sistema, ondese o caso é inclusão racial na universidade, não irão olhar a questão financeira se o ingresso de negros e pardos aumentar excessivamente.
Plenamente a favor da inclusão nas universidades das cotassociais, onde estas como exemplo poderiam ser de 50% total; e sendo destes 50% uma cota maior a negros e pardos, como uma revisão na questão renda familiar per capita, onde assim adentrariam os...
tracking img