Cosmovis o e Religi es Comparadas

1727 palavras 7 páginas
Vaggione – Cosmovisão e Religiões Comparadas

Livro: O Universo ao Lado – James W. Sire
Cosmovisão
Não é necessário ser um filósofo, muito menos um grande filósofo para ter uma cosmovisão.
Não é preciso ter uma faculdade. Cosmovisão é algo que todos nós possuímos e exercemos embora não saibamos do que se trata.
Sempre que refletimos em algo simples e corriqueiro ou algo mais profundo estamos operando dentro de uma estrutura.
Cada ser humano fala, age dentro de um esquema de pensamentos e ações. E isso é um resultado da nossa: cosmovisão.

O que é Cosmovisão? Esse termo cosmovisão vem do inglês “worldview” que significa “percepção de mundo”, “concepção de mundo”, “ponto de vista”. “É nossa visão do mundo e da vida – segundo os neo-calvinistas alemães.”
“Lente pela qual vemos o mundo.”
“Estrutura abrangente das crenças básicas* de alguém sobre as coisas” (Albert Walter – teólogo holandês) * crenças básicas tendem a formar em nós uma estrutura ou padrão.
# Cada um de nós temos nossa própria visão de ver o mundo.

Segundo o “Dicionário básico de filosofia” se define como:
“Forma de considerar o mundo em seu sentido mais geral, pressuposta por uma teoria* ou por uma escola de pensamento*, artística* ou política*”.

Aula 2 15.02.13

“Concepção global*, de caráter intuitivo* e pré-teórico* que um indivíduo ou uma comunidade formam de sua época, de seu mundo e da vida em geral”.

*Global: geral, comum.
*Intuitivo: que está no ser, na pessoa.
*Teoria: conjunto de hipóteses sistematicamente organizadas que pretende explicar, corrigir ou confirmar uma realidade determinada.

“Conjunto de pressuposições *(verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que sustentamos *(consciente ou inconsciente, consistente ou inconsistente) sobre algo, sobre o mundo.” ( segundo Albert M. Wolters)

Verdadeira, parcialmente, falsa: s cosmovisão apresenta normalmente estas características. Cabe a nós analisa-las. Mesmo sendo errônea não a invalida como cosmovisão.

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas