Corrente alternada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÃO LUIS-MA
15-06-2012
CEMP-CENTRO DE ENSINO MEDIO E PROFISSIONALIZANTE DO MARANHAO

PROCESSO DE GERAÇÃO DA CORRENTE ALTERNADA



ALUNOS
ANDREIA SOUSA MALHEIROS
CASSIANO
FERNANDO MONTEIRO FERNANDES
HELLAINE P. BARROS
JOSE RIBAMAR TEXEIRA





SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO
2. INTRODUÇÃO
3. CORRENTE E TENSÃO ALTERNADA
4. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA.
5. GERADORESDE CORRENTE ALTERNADA
6. FUNÇÃO MATEMÁTICA DA TENSÃO E DA CORRENTE ALTERNADA SENOIDAL.
7. DIFERENTES TIPOS DE ONDAS ALTERNADAS
8. ONDA QUADRADA
9. ONDA TRIANGULAR
10. ONDA SENOIDAL
11. CAPACITOR
12. RESISTOR
13. INDUTOR
14. CONCLUSÃO
15.BIBLIOGRAFIA

APRESENTAÇÃO

A corrente alternada possui a característica de ser variante no tempo, alternando o sentido pelo qual atravessa um condutor. Pelo fatode ser alternada, possui algumas características como freqüência, amplitude e fase. A corrente alternada é utilizada em inúmeras aplicações, principalmente em sistemas de grandes potências, indústrias e máquinas elétricas. Em geral, os motores elétricos que equipam os eletrodomésticos como batedeiras, geladeiras e máquinas de lavar utilizam CA.

INTRODUÇÃO

A maior parte da energia elétricaconsumida é gerada e distribuída na forma de tensão e corrente alternadas para os consumidores que são as residências, o comércio e, principalmente, as indústrias.
A principal razão pela qual a energia elétrica gerada e distribuída em grande escala ser em tensão e corrente alternadas é que ela apresenta uma facilidade tanto na geração como na transformação dos níveis de tensão (elevação ou redução).Para transportar a energia a longas distâncias é necessário elevar a tensão a níveis que chegam a 750KV, para reduzir as perdas no transporte (principalmente por Efeito Joule). Nos centros de consumo a tensão é novamente reduzida e distribuída aos consumidores.

CORRENTE ALTERNADA

Corrente alternada é aquela onde a intensidade e a polaridade altera-se ao longo do tempo. Em geral são sinaisperiódicos como as formas de onda.
A geração da corrente alternada senoidal e especificar as suas características, parâmetros e terminologias, bem como processos matemáticos para análise do comportamento dos elementos passivos (resistor, capacitor e indutor) em circuitos de corrente alternada senoidal.
Uma Corrente Alternada (ICA) é aquela que inverte, periodicamente, o sentido no qual está circulando. Elatambém varia a intensidade continuamente no tempo.
A maior parte da energia elétrica consumida é gerada e distribuída na forma de tensão e corrente alternadas para os consumidores que são as residências, o comércio e, principalmente, as indústrias.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA.

Um gerador de corrente alternada funciona com base na indução de força eletromotriznum condutor em movimento dentro de um campo magnético. Para entender o seu funcionamento considere-se o esquema onde uma espira gira dentro de um campo magnético, gerando uma tensão (FEM) e uma corrente induzidas.
Em t1 os condutores a e b estão se movimentando paralelamente ao fluxo magnético (com sentidos opostos). Como nenhuma linha de fluxo é cortada θ=0O=180O, nenhuma tensão ou corrente éinduzida.
No instante t2, o movimento dos condutores já corta as linhas de fluxo magnético em um determinado ângulo θ e uma tensão é induzida e esta proporciona uma corrente induzida com o sentido indicado, dado pela regra da mão direita.
No instante t3 o movimento dos condutores corta as linhas de fluxo perpendicularmente (ângulo de 90o) e a variação do fluxo é máxima. A tensão induzida é máxima e,portanto, há o pico de corrente induzida.
Em t4, o movimento dos condutores corta as linhas de fluxo magnético em um determinado ângulo e uma tensão menor é induzida. Como o ângulo é complementar a θ2 a tensão induzida é igual a do instante t2.
Em t5 os condutores a e b estão novamente se movimentando paralelamente ao fluxo magnético (com sentidos opostos) e nenhuma tensão ou corrente é...
tracking img