Correlação documentário darcy ribeiro e livro françois laplatine

486 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA I
CURSO DE DIREITO

CORRELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO “POVO BRASILEIRO” DE DARCY RIBEIRO E A PARTE INICIAL DO LIVRO DE FRANÇOIS LAPLANTINE

DANIEL REIS DANTAS SILVA

SALVADOR-BA
2013
No documentário Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, em seu episódio Matriz Tupi, faz-se referência à vida e às tradições e costumes dos primeiros habitantes brasileiros, os índios, abordando seu modo de vida em total comunhão entre eles e também com a natureza. No episódio Encontros e Desencontros há uma clara referência à fusão/mistura de pessoas que dará início ao processo de uma sociedade miscigenada e com culturas próprias, e assim dando origem ao povo brasileiro. Este se originou basicamente da relação entre europeus e índios e europeus e negros, que, por serem “misturados”, não faziam parte nem de um segmento nem de outro, ocasionando, desse modo, a formação inicial de uma nova sociedade: a sociedade brasileira. Em síntese, Darcy Ribeiro afirmou que o povo brasileiro era um novo gênero humano, transplantado e pluralizado, instituído pelo processo de transfiguração étnica.
No livro de François Laplantine, há uma abordagem sobre os “não-civilizados” que inicialmente são chamados de bárbaros, depois de selvagens, e por último de primitivos. Há correntes que criticam os ditos bárbaros, afirmando que estes devem ser servos por não possuírem religião, terem uma linguagem ininteligível e serem preguiçosos. Em contrapartida, existem autores que valorizam as tradições indígenas, enfatizando seu modo de vida simples e organizado, ressaltando as suas belezas naturais e criticando os chamados civilizados que se matam uns aos outros, diferindo sobremaneira destes não-civilizados.
Estabelecendo uma conexão entre o documentário e o livro citados, podemos inferir que Darcy Ribeiro vê os índios como pessoas altamente sábias (como por exemplo um indígena que fala pacientemente o nome de 1100 parentes seus), onde

Relacionados

  • Special gift
    53728 palavras | 215 páginas