Corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Corpo Humano.

Um esqueleto não se move sozinho. Para todos os nossos movimentos, precisamos dos músculos.
Mas não é bem assim: andar, comer, pegar uma caneta, escrever, correr, fazer embaixadas, chutar uma bola: tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos. Ou melhor, do que é chamado de musculatura esquelética
Por outro lado, a respiração, a batida do coração e a digestãotambém são comandadas por músculos. Eles constituem a musculatura lisa, e são responsáveis pelos movimentos involuntários, ou seja, que independem da nossa vontade.

Musculatura Esquelética

Já pensou se um esqueleto aparecesse no seu quarto? O que você faria? Antes de gritar, arregalava o olho. Para erguer a sobrancelha e arregalar o olho, usamos o músculo frontal, que fica na testa.
Sevocê não acreditasse em esqueletos que saem andando sozinhos e desse de ombros, movendo-os para cima e para baixo, estaria usando o músculo chamado trapézio. Uma terceira hipótese: você quer ser simpático com o esqueleto e levanta o polegar, perguntando:
- E aí, Esqueleto? Beleza?
Para erguer o polegar, usamos os músculos extensores. Cada dedo tem um músculo extensor, que possibilita seusmovimentos. Aliás, para falar nós usamos vários músculos, como o orbicular dos lábios e o músculo elevador do lábio superior e das narinas.
Já sei, você é corajoso e quer mostrar para o Esqueleto que é mais forte que ele. Então você mostra a "grande montanha" formada pelo músculo saltado da parte de cima do seu braço. A "grande montanha" é formada pelo bíceps.
Ou ainda, você vê o esqueleto sentado nasua cama e toma um susto tão grande que cai sentado no chão. Até que não dói tanto, já que as nádegas têm os músculos glúteos. Eles são almofadas naturais do corpo e possibilitam que a gente sente confortavelmente, mesmo no chão.
Ao olhar para os lados para ver se o Esqueleto sumiu você toma um susto ainda maior, ao descobrir o nome do músculo que move a cabeça: esternocleidomastóideo! Paradisfarçar seu medo, é uma boa idéia assobiar. Assim, você vai usar o bucinador.
E então você percebe que é bobagem ter medo de esqueletos. Afinal, sem os músculos eles não podem se mexer...
Se você não quer saber de esqueletos aparecendo no seu quarto e prefere descobrir que músculos da perna a gente usa para fazer embaixadinhas, vamos lá.
Primeiro é preciso dobrar um pouco a perna. Nosso amigosartório é o músculo que faz esse movimento, já que ele atravessa toda a coxa. O bíceps femural trabalha ao lado do fêmur (o ossão da coxa) para fazer o joelho se movimentar.
Para levantar o pé, usamos o tibial anterior. Ele está junto da tíbia, o osso mais grosso da parte de baixo da perna. O tendão calcâneo, que antes era conhecido como tendão de Aquiles, faz a ligação entre os músculos dabarriga da perna e do calcanhar.

Musculatura Lisa

Até agora, falamos de músculos que acionamos conforme nossa vontade.
Entretanto, há outro tipo de músculo que funciona independentemente do nosso comando. São músculos que sabem o que têm de fazer, e constituem a musculatura lisa.
Eles estão no coração, bombeando o sangue pelo corpo, sem cansar nunca; estão no estômago, empurrando a comidapara dentro e para o intestino, onde há mais músculos que sabem o que fazer, empurrando a comida para fora do nosso corpo.
Eles estão presentes até na hora de fazer xixi, já que a bexiga tem um músculo que relaxa quando a pessoa vai soltar a urina. Eles compõem a musculatura lisa

Os sentidos

Se você não olhasse, não ouvisse, não sentisse o toque, o cheiro e o gosto do mundo, como saberia queele existe?
A gente "pega" o mundo com os cinco sentidos. São eles que transmitem ao cérebro uma série de sensações importantes.
Um bife que acabou de sair da panela é um exemplo. Seu corpo divide o filé em cinco informações diferentes: o cheiro (olfato), o barulho do óleo ainda borbulhando nele (audição), a imagem (visão), a sensação de tocá-lo e queimar a mão (tato), e, por fim, o gosto...
tracking img