Cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Todas as atividades humanas e principalmente o trabalho sofrem a influência de três aspectos: físico, cognitivo e o psíquico. A conjugação adequada destes fatores (a análise de um domínio levando em consideração o outro) permite projetar ambientes seguros, confortáveis e eficientes.
As cores transmitem mensagens e tendem a predispor determinados estados de humor,desencadeando emoções, modificando comportamentos e, por vezes, alterando o funcionamento do organismo.
O nosso canal físico de informação da cor são os nossos olhos. É através dos sentidos, especificamente o da visão, pela luz, que somos informados sobre o meio externo. Ele nos dá a configuração espacial, permitindo-nos o equilíbrio postural, possibilitando-nos reconhecer objetos quanto a suaforma, cor, tamanho, mobilidade e luminosidade.

































SIGNIFICADO DAS CORES

Muito mais do que as pessoas podem imaginar, as cores influenciam consideravelmente nos planos subliminar e inconsciente e, aplicadas na decoração de ambientes, constituem-se como poderosos estímulos, capazes de promover as mais diversas sensações. Definidascorretamente, elas podem representar um componente dos mais importantes para a construção de ambientes bonitos, eficientes, saudáveis e confortáveis.
O psicólogo Paulo Felix Conceição, vice-presidente da Associação Pró-Cor do Brasil e membro do conselho técnico-científico da entidade, explica que, para que haja uma melhor interação entre o ambiente e seus usuários, faz-se necessária uma corretaavaliação dos fatores que compõem o espaço, tais como: tamanho, localização, posição, fluxo de pessoas, iluminação e ventilação, além de perfeito conhecimento do perfil psicológico e social das pessoas que vão habitar esse ambiente.
Paulo Felix, que está concluindo uma tese de doutorado na USP, vem se dedicando ao estudo da psicofisiologia das cores e à percepção das pessoas em relação aoestresse. Ele diz que um dos exemplos de como a percepção pode ser modificada é a decoração dos apartamentos atuais, a maioria muito pequenos. Nesse caso, as cores devem ser mais voltadas para os tons claros, que permitem produzir uma sensação de amplitude. Na situação inversa, as cores de tons escuros uma “maior proximidade”.
De acordo com o psicólogo, algumas sociedades da Europa e também na Ásia, porexemplo, o Japão, a Coréia e a China dão muito mais atenção à questão da cor por compreenderem que ela envolve componentes que podem estimular a economia e o bem estar psicológico. No Brasil, segundo ele, a cor ainda ocupa uma posição secundária, porque prevalece o entendimento de que o fator econômico é um empecilho para o bem estar psicológico.


Paulo Felix considera essa visão um engano ecita a evolução da China, que exporta para o mundo uma infinidade de produtos nem sempre de primeira necessidade e que chamam a atenção por suas cores, minuciosamente estudadas para conquistar os consumidores.

Exemplo disso é o “IV Fórum Cores Asiáticas” promovido pelo Asian Color Committe (ACC), em setembro de 2007, encontro que reuniu em Beijing pesquisadores, criadores e as principaisempresas asiáticas para discutir as condições de produção e o desenvolvimento das cores nas indústrias japonesas, coreanas e chinesas.
Então, uma avaliação de produto, consumidor e da cor que melhor pode chamar sua atenção tem sido um dos elementos para produzir diferencial de vendas e vantagens econômicas. E a importância do apoio das instituições, dos pesquisadores e dos criadores à iniciativascomo aAssociação Pró-Cor do Brasil.

SENSAÇÃO DAS CORES

Lembrando que é sempre possível escolher uma tonalidade que mais se aplica a uma determinada necessidade, mesmo pertencendo a um grupo de cores a princípio não considerado ideal, Paulo Felix citou as características básicas de algumas cores, que podem ser importantes para os profissionais que se utilizam delas como seu instrumento de...
tracking img